Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

consequências ambientais

Combinação entre petróleo e luz do sol mata embriões de arenques

Um derramamento de petróleo nos EUA causou consequências ambientais – e econômicas – para a região durante dois anos. A população de arenques caiu drasticamente, como mostra um estudo publicado...

Um derramamento de petróleo nos EUA causou consequências ambientais – e econômicas – para a região durante dois anos. A população de arenques caiu drasticamente, como mostra um estudo publicado nesta segunda-feira (26) pela revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)”.


O navio Cosco Busan bateu em uma ponte em novembro de 2007 na Baía de São Francisco, na costa das cidades de São Francisco e Oakland, no estado da Califórnia. Um mês depois, começaria a temporada de reprodução dos peixes na região, que abriga a maior população de arenques dos EUA.

Os pesquisadores conduziram análises químicas e descobriram que mesmo quantidades muito pequenas de petróleo têm um grande impacto sobre as ovas desses peixes. Os embriões contaminados pelo combustível que tiveram contato com a luz do sol, na maré baixa, morreram.

Com experimentos em laboratórios, os cientistas perceberam que, em águas mais profundas, os embriões estavam protegidos da morte, mas ainda desenvolveram anormalidades mais brandas.

“Com base no nosso conhecimento prévio dos efeitos do petróleo em peixes embriônicos, não achávamos que haveria petróleo suficiente no Cosco Busan para causar tanto estrago”, afirmou Gary Cherr, da Universidade da Califórnia, em Davis, um dos autores do artigo.

“E não esperávamos que a luz ultravioleta fosse aumentar dramaticamente a toxicidade do ambiente, como podemos observar nos experimentos controlados em laboratório”, completou o cientista.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet