Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Política MT

CONGRESSO NACIONAL

Valtenir é eleito o melhor deputado de Mato Grosso e o 105º do país

Enquanto o senador Pedro Taques (PDT/MT) ganhou destaque nacional e ficou entre os cinco melhores parlamentares do Senado e o mais bem posicionado de Mato Grosso por meio de lavantamento feito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e revista Veja, na Câmara Federal, quem se destacou foi o deputado federal Valtenir Pereira (PSB/MT).


O presidente do diretório estadual do PSB ficou na 105ª colocação entre os 201 deputados federais que foram listados pelo levantamento realizado pelo núcleo de estudos do Congresso Nacional da UERJ. Valtenir alcançou 4,3 pontos percentuais no somatório dos critérios estabelecidos pelos pesquisadores.

O deputado Valtenir Pereira mostra-se feliz com o destaque e afirma que este resultado aumenta sua responsabilidade. "Estamos buscando realizar o melhor trabalho neste mandato. Estou feliz com o destaque, mas sabemos que temos muito a realizar. Quanto mais conhecemos as demandas de Mato Grosso, mais ganhamos confiança para seguir trabalhando", declarou.

Depois de perder o mandato para o deputado federal Nilson Leitão (PSDB/MT) na votação da Lei da Ficha Limpa, no Supremo Tribunal Federal, e  mesmo ficando apenas seis meses como titular, o suplente e atual secretário estadual da educação, Ságuas Moraes (PT) também ficou em posição de destaque, na 97ª colocação, com 4,4 pontos.

De acordo com a revista Veja, ganhou pontos o parlamentar cuja atuação favoreceu a aprovação da lei que determinou a fixação do salário mínimo (SM) por decreto presidencial. Abstraindo outras considerações secundárias, a nova lei permite ao Executivo um controle mais efetivo sobre sua gestão do gasto público, dado o impacto
do valor do SM no déficit da Previdência e, por consequência, nas contas públicas.

Também pontuou o parlamentar que ajudou a derrotar a Emenda 29, cujo texto recriaria a CPMF, o “imposto do cheque”, tributação que aumenta o custo de transação na economia, diminuindo a competitividade e aumentando o “custo Brasil”.

Foi destacado o parlamentar que, mesmo derrotado, atuou contrariamente à aprovação do projeto do TAV, o “trem-bala” que deverá ligar Campinas ao Rio de Janeiro. Este projeto é um investimento caro que vai inibir gastos mais efetivos em infraestrutura que são urgentes: como em metrôs e aeroportos, por exemplo.

Ainda segundo requisitos definidos pelos realizadores da pesquisa, contabilizou pontos o parlamentar cuja atividade contribuiu para a aprovação do cadastro positivo, medida que disciplina a formação e a consulta a bancos de dados com informações financeiras de pessoas e empresas, diminuindo o custo dos empréstimos para os bons pagadores. (Com informações da revista Veja).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet