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Terça-feira, 07 de maio de 2024

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ALL recebe licença do Ibama para expansão dos trilhos até Rondonópolis

A América Latina Logística (ALL) recebeu, no dia 20 de dezembro, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Licença Ambiental de Instalação para continuidade das obras do Projeto de Expansão da Malha Norte em Mato Grosso. São 78 km (segmento III) de ferrovia, interligando os municípios de Itiquira e Rondonópolis. As obras neste trecho serão iniciadas em janeiro de 2012. No final desse trecho, será implantado o Complexo Intermodal de Rondonópolis (CIR).


Integrando a Malha Norte da ALL, o trecho ferroviário faz parte do Projeto Rondonópolis, que vai ampliar em 260 quilômetros a malha ferroviária da empresa no Estado, e soma investimentos no montante de R$ 750 milhões. “Hoje estamos com a obra 100% liberada para sua execução, inclusive o CIR”, disse o gerente de Projetos de Infraestrutura, Thiago Fiori.

Fiori destaca que a companhia já vinha tomando medidas enquanto aguardava a emissão da Licença Ambiental de Instalação. “Mobilizamos equipamentos adicionais que estão disponíveis na obra desde o inicio do mês, aguardando justamente essa liberação do Ibama. Em 2012, teremos o período mais intenso de obras, onde estaremos construindo toda a infraestrutura e superestrutura desse novo trecho, além de seis pontes simultaneamente, uma passagem junto a BR 163 e outras obras de menor porte”, adiantou o gerente.

Com a emissão da licença, a previsão é que o trecho e o terminal sejam concluídos no segundo semestre de 2012. As obras do Projeto Expansão Malha Norte estão avançadas e seguem em ritmo acelerado em toda sua extensão. Atualmente, a companhia concentra suas obras no município de Itiquira, que abriga o terceiro terminal da ALL no Estado – os outros dois estão em Alto Taquari e Alto Araguaia.

A Licença de Instalação do segmento III e do terminal de Rondonópolis autoriza a instalação do empreendimento. “Será a possibilidade de investimentos na malha logística de Mato Grosso e a expansão do agronegócio no Estado, aumentando também os ganhos de competitividade através da redução nos custos de transporte”, explicou a gerente de Licenciamento e Conformidade Ambiental da ALL, Renata Twardowski Ramalho.

A exemplo do que ocorre no trecho entre Alto Araguaia e Itiquira, a companhia desenvolverá programas de acompanhamento ambiental no novo trecho licenciado. Renata ressalta que para a concretização de alguns destes programas foram criadas parcerias com Prefeituras e Secretarias de Saúde e de Meio Ambiente, além de Universidades: “Os programas desse empreendimento foram desenvolvidos como ferramentas para a estruturação de ações e responsabilidades para que as medidas propostas pela ALL sejam implantadas de forma efetiva e tenham um acompanhamento focado na minimização de impactos ambientais e na potencialização dos benefícios associados ao empreendimento”, explicou.

PROJETO

O Projeto Rondonópolis começou a ser construído em julho de 2009. No trecho até Itiquira, concluído recentemente, a companhia realizou duas obras especiais. A primeira delas foi uma ponte com 120 metros de extensão no km 74. Outra foi um viaduto com 380 metros de extensão, sustentado por 12 pilares, no km 84. Desde o início a obra possui inúmeras fases por todo o seu perímetro, envolvendo infraestrutura e superestrutura. Atualmente, a companhia executa obras após o Terminal de Itiquira. Outra obra especial faz parte do trajeto. Trata-se de uma ponte de 205 metros de extensão e com sete vãos de 29 metros cada sobre o Rio Itiquira.

MAIOR DO BRASIL

O Complexo Intermodal de Rondonópolis (CIR), um empreendimento da ALL com investimentos de R$ 750 milhões, será o maior do Brasil. A obra ocupará 400 hectares e irá disponibilizar numa área de 230 mil metros quadrados um centro comercial, pátio para estacionamento de caminhões e um posto de abastecimento. No Centro Comercial está prevista a construção de um Shopping Center para atender tanto caminhoneiros como a população da região de Rondonópolis, além de contar com lojas comerciais e de serviços (bancos, farmácias, mercados, chaveiros, copiadoras), praça de alimentação, setor de serviços públicos e um hotel com 100 quartos.

O posto de abastecimento comporta circulação de 1,5 mil caminhões/dia, oferecendo serviços de borracharia, oficina e conveniência. O pátio de estacionamento, com área de 162 mil metros quadrados, terá em sua operação uma pré-triagem dos caminhões para facilitar entrada e saída de caminhões e de pessoas, além de possuir em sua infraestrutura, áreas de apoio para motoristas com banheiros equipados com áreas de banho e uma área de refeitório.

Com toda essa estrutura, o CIR irá gerar 3 mil vagas de trabalho. A capacidade de carga será de 120 vagões em seis horas, com operações independentes de carga e descarga e um sistema duplo de carregamento ferroviário, permitindo o embarque simultâneo de dois trens com produtos diferentes. Os dois terminais, de Itiquira e Rondonópolis, deverão carregar até 15 milhões de toneladas por ano até 2015. A previsão é que as obras sejam concluídas no segundo semestre de 2012.
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