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Domingo, 05 de maio de 2024

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Secopa e SMTU discutem como minimizar impactos

Dirigentes e técnicos da Secopa se reuniram esta semana com representantes da SMTU (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos) para acertar detalhes quanto a uma atuação conjunta do Estado e do Município durante a realização das grandes intervenções de mobilidade urbana na Capital, previstas para iniciar a partir de março de 2012.


A reunião serviu também para o começo das definições de estratégias que vão minimizar o impacto das obras de desbloqueio e de mobilidade na Capital, especialmente a construção das trincheiras e viaduto na avenida Miguel Sutil, já em processso de licitação.

Na primeira semana de 2012 haverá nova reunião para a criação de um grupo especial permanente formado por técnicos e gestores das duas instituições, que vai acompanhar o andamento das obras e assegurar o mínimo de transtornos aos cidadãos em seus deslocamentos diários seja por meio do transporte individual seja coletivo.

A reunião realizada na sede da Secopa no dia 29 último deu sequência aos entendimentos iniciados no primeiro semestre de 2011, envolvendo a Secopa, SMTU, Polícia Militar através do Batalhão de Trânsito (BPMTran) e entidades representativas dos cidadãos. O objetivo destas articulações é garantir maior segurança e fluência no tráfego das avenidas e ruas de Cuiabá e Várzea Grande durante o período das obras para a Copa do Mundo de 2014.

Nas reuniões realizadas com a PM, foi ressaltado aos comandantes de áreas a importância de um policial bem informado e capacitado para lidar com as transformações que suas áreas sofrerão em razão das obras. Essas mudanças afetarão diretamente o cotidiano das pessoas, e isso também refletirá nas ações de segurança que a Polícia Militar deverá desenvolver.

Parceria

Representantes da SMTU destacaram que 2012 será o início de um período bastante crítico, pois Cuiabá já tem grande dificuldade de suportar a grande demanda de veículos com as principais avenidas liberadas. A partir do início das obras, será fundamental a integração entre as instituições que lidam com o trânsito. A parceria entre Secopa, PM e SMTU será ainda mais estreita durante a realização das obras que antecedem a Copa do Mundo.

Esta parceria foi acertada em novembro com o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, durante reunião com a diretoria da Secopa. O gestor do município participou da discussão com técnicos da Secopa sobre as intervenções de mobilidade urbana e para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

"No dia a dia os trabalhos ficam mais concentrados na Secopa, mas é uma parceria que se estreita cada vez mais. Sempre que solicitamos informações, elas são disponibilizadas com celeridade pela secretaria. É fundamental essa sintonia e interação nesse momento em que os projetos e obras estão saindo do papel", disse o prefeito.

O secretário Eder Moraes frisou que o trabalho com a prefeitura é imprescindível para que as ações do município e do Estado sejam convergentes em prol do legado que ficará para a população da região metropolitana.

Para efetivar essa integração, a SMTU criará uma Central de Controle Operacional que, em parceria com a Polícia Militar e Secopa, fará o monitoramento do trânsito de Cuiabá. Serão diversos técnicos munidos de equipamentos de comunicação que repassarão aos veículos de comunicação a atual situação das vias da cidade. O objetivo será orientar a população sobre os pontos de congestionamentos, vias com maior fluidez e alternativas de tráfego durante as interdições previstas.

Empresários

No segundo semestre de 2011 a Secopa se reuniu também com grandes, médios e pequenos empresários do ramo do comércio, que acompanharam uma apresentação técnica das obras de desbloqueio já em andamento e das obras de mobilidade em fase de licitação. O secretário Extraordinário da Copa do Mundo – FIFA 2014, Eder Moraes, estava acompanhado dos adjuntos Marcelo Oliveira (Infraestrutura) e Jefferson de Castro (Projetos Especiais).

Organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) o encontro serviu para mostrar aos empresários do ramo do comércio o andamento das obras e ações para a Copa 2014. O arquiteto e assessor especial da Secopa, Rafael Detoni, explicou com detalhes as intervenções na infraestrutura urbana, com destaque para os corredores do VLT e obras necessárias na avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha). “A intenção é promover um espaço democrático. Muitas dúvidas foram sanadas e houve interação”, disse o presidente da CDL, Paulo Gasparotto.

Comunitários

Em setembro deste ano, o presidente da Agecopa reuniu representantes de movimentos comunitários de Cuiabá para compartilhar informações sobre o andamento de obras e projetos da secretaria para o Mundial de 2014. As lideranças tiraram dúvidas sobre as obras de mobilidade e o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e agradeceram o empenho para implantação do novo modal nas duas maiores cidades do Estado.

"A partir da escolha de Cuiabá como cidade sede da Copa, conquistamos a possibilidade de implantar um sistema de transporte de massa moderno em Cuiabá, chance que não teríamos tão cedo não fosse o campeonato", disse o presidente da União Cuiabana das Associações dos Moradores de Bairros (Ucamb), Édio Martins.

O presidente da Agecopa, Eder Moraes, frisou que as reuniões com as lideranças comunitárias são uma maneira de levar informações aos cidadãos que estão nos bairros e que esses encontros serão ainda mais freqüentes em 2012 para manter a população informada sobre o andamento dos trabalhos.

Também participaram da reunião o representante do Sindicato dos Feirantes de Mato Grosso, Pedro Albuquerque, o presidente da Cooperativa dos Mototaxistas de Cuiabá, Jerônimo Rodriguez, o presidente da União Coxipoense das Associações de Moradores (Ucam), Maurício Pereira, o presidente da Federação Mato-grossense dos Moradores de Bairros (Femab), Walter Arruda, e o secretário adjunto de Estado de Assuntos Comunitários, Benjamim Franklin Lira.

A Secopa também se reuniu este ano com representantes da Associação dos Usuários do Transporte Coletivo de Mato Grosso (Assut-MT) para discutir aspectos técnicos dos projetos de mobilidade urbana e da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como modal de transporte adequado para Cuiabá e Várzea Grande.
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