Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

fuvest

Segunda fase da Fuvest começa neste domingo

A segunda fase do vestibular da Fuvest começa neste domingo (8) com três provas analítico-expositivas, obrigatórias para todos os candidatos. Cada um dos exames vale 100 pontos.A prova de domingo será de português...

A segunda fase do vestibular da Fuvest começa neste domingo (8) com três provas analítico-expositivas, obrigatórias para todos os candidatos. Cada um dos exames vale 100 pontos.


A prova de domingo será de português e redação, e o candidato terá de fazer uma redação e dez questões, de igual valor, de interpretação de textos, gramática e literatura. O exame vale 100 pontos, sendo 50 destinados à redação.

A segunda prova, que será aplicada na segunda-feira (9), é constituída de 16 questões, de igual valor, sobre as disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio (história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês). Neste dia, o candidato também encontrará questões interdisciplinares.

Até o ano passado, a segunda prova da segunda fase do vestibular da Fuvest tinha 20 questões. A diminuição o número de perguntas de 20 para 16 é uma das quatro mudanças que foram inauguradas no processo seletivo deste ano.

A terceira prova, de terça-feira (10), é formada por 12 questões, de igual valor, de duas ou três disciplinas, a depender da carreira escolhida. Se forem duas disciplinas, serão seis questões em cada uma delas. Se forem três disciplinas, serão quatro questões em cada uma delas.

Algumas carreiras exigem também uma prova de habilidades específicas, como parte da segunda fase, com peso dois. Antecipada ou não, esta prova é realizada em um ou mais dias, conforme a carreira, e também vale 100 pontos.

Mudanças
Além da diminuição do número de questões do segundo dia de provas, o exame deste ano inaugura um pacote com mais quatro mudanças.

A nota da primeira fase volta a ter peso na nota final do candidato. Em 2009, a primeira fase havia deixado de valer na nota final e servia apenas para classificar o candidato para a segunda fase. Outras mudanças são o aumento da nota de corte da primeira fase de 22 para 27 pontos; a aprovação de dois a três estudantes por vaga com nota acima da mínima para a segunda fase - hoje são três candidatos; e a opção do vestibulando mudar de carreira caso não seja convocado após a terceira chamada.

A lista de aprovados sai em 4 de fevereiro, e as matrículas devem ser feitas em 8 e 9 de fevereiro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet