Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Ibama doa madeira apreendida para Secretaria de Agricultura

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama concretizou a doação de 164m³ de madeira para a Secretaria de Agricultura Municipal, na manhã desta quarta-feira (4). O anúncio foi feito na sede do departamento rural da administração, que funciona ao lado do prédio do instituto. O madeiramento foi todo resultado das fiscalizações realizadas pelas cidades do Sul de Mato Grosso pelo Ibama. O material irregular tem por lei de ser repassado a causas filantrópicas, sendo assim a secretaria já decidiu destinar aos artesãos apoiados pela prefeitura, para o trabalho de marchetaria, além do apoio a construção de casas populares do Município e do projeto Cáritas Diocesana, do padre Lothar Bauchrowitz, e um restante à fabricação de carteiras escolares e outros fins.


Dentre as várias madeiras repassadas, foram doadas as espécies Peroba, Capiuba, Cambará, Tauri Vermelho e Maçarandubas. Sendo a comprovação de fins sociais uma necessidade, o Ibama requisitou um relatório constante da secretaria quanto ao destino do benefício. O montante foi dividido em dez lotes e inicialmente foram repassados quatro. O secretário de Agricultura e Pecuária do Município, Genilton Pereira de Souza, reuniu a imprensa e junto ao chefe do escritório regional do Ibama, Luis Carlos Pinheiro, lembraram não ser a primeira parceria dos grupos. “Quando o Zé do Pátio ainda era deputado já recebemos uma doação deste tipo do Ibama. E agora, além destes 164m³, eu lembro que ganhamos do instituto um veículo Gol e quatro caminhonetes Toyota que estão desde o ano passado nos auxiliando demais”, frisou.

Em um primeiro momento as madeiras serão colocadas em um espaço de outra parceira da ação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Semma, que botará o terreno onde será construído o novo Horto Florestal, na Vila Goulart, para ser depósito do material. O local estará cercado e com vigia noturno para garantir segurança. A remeça doada ainda poderá ser aproveitada nas reformas do prédio da secretaria e dos salões de evento multiuso como o do Jardim Atlântico, Jardim Rivera e Vila Mineira.

Manutenção do Ibama

Durante a reunião, outro assunto veio a tona por envolver as duas instituições. O ex-secretário de agricultura também presente no ato, Valdir Corrêa, e o responsável pela Semma, Lindomar Alves, confirmaram apoio irrestrito para que o escritório do Ibama permaneça em Rondonópolis. Em uma nova política nacional o Instituto pretende reduzir o número de posto para centralizar mais as ações. Ato tido como um erro pelo secretário Lindomar, que ainda ressaltou ser um contracenso especialmente em um momento que o mundo fala em maior preservação e fiscalização. Para tanto ele clamou ajuda da classe política da região. “É necessária a entrada da nossa bancada federal neste assunto. Já que estamos falando do Mato Grosso que é o portal da Amazônia, é inadmissível que isso aconteça”, afirmou.

O secretário ainda lembrou das condições precárias que muitas vezes são colocados os funcionários do Ibama. Segundo ele, com confirmações do próprio chefe da regional, Luis Pinheiro, que estava presente, até pouco tempo faltava viatura para fazer a ronda ambiental, combustível e até mesmo autorização para fiscalizar. Ele citou inclusive outros órgãos de repreensão que necessitam ser estimulados. “Não é novidade para ninguém que o Sul do nosso estado é rota de tráfico de madeira e também de animais silvestres, sendo assim o Ibama, bem como Polícia Ambiental e a própria Polícia Rodoviária Federal devem ser ainda mais estruturados. A não ser que o interesse maior for outro”, alfinetou. O ex-secretário Valdir Corrêa e o atual Genilton estiveram nos últimos meses em Cuiabá e protocolaram na superintendência do Ibama um pedido para que se mantenha o escritório regional de Rondonópolis.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet