Olhar Direto

Sábado, 03 de agosto de 2024

Notícias | Política MT

Polêmica

Prefeito dará explicações sobre obras do PAC aos vereadores

Foto: Kelly Martins/Olhar Direto

Prefeito de Cuiabá vai dar explicações sobre o PAC, na Câmara Municipal

Prefeito de Cuiabá vai dar explicações sobre o PAC, na Câmara Municipal

O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB) vai pessoalmente nesta terça-feira (5) a Câmara Municipal dar explicações sobre o andamento das obras do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC) da capital. Os vereadores cuiabanos querem que o prefeito se manifeste em sessão Plenária, sobre as irregularidades apontadas no relatório da Controladoria Geral da União na execução do programa na capital mato-grossense.


Santos irá acompanhado pelo secretário de Governo, Osvaldo Sobrinho, presidente da Sanecap,  Eliana Rondon, e o coordenador do Programa, Aparecido Alves, a partir das 09h, atendendo o convite feito pelo presidente da Câmara, Deucimar Silva (PP), já que vários vereadores de oposição aprovaram um requerimento para convocar formalmente o prefeito.

O PAC vai beneficiar Cuiabá com R$ 238 milhões através de obras de infraestrutura e saneamento. O programa, no entanto, vem gerando muita polêmica desde a realização do processo licitatório, que chegou a ser anulado por decisão judicial. Um embate também foi travado entre o prefeito e o governador, Blairo Maggi (PR), que chegou a determinar prazo para que o tucano encaminhasse as solicitações feitas pela CGU.

Polêmica

Dessa forma o dia deverá ser bem agitado na Casa de Leis, já que amanhã também é o dia em que o presidente, Deucimar Silva, vai receber a auditoria financeira referente à gestão do ex-presidente da Casa das Leis, Lutero Ponce (PMDB)

Ele pretende realizar uma verdadeira “varredura” na administração do Legislativo Cuiabano, no período comandado por Lutero com a intenção de acabar com os sucessivos escândalos do uso do dinheiro público.

Lutero também é envolvido numa série de denúncias no período em que ocupou o cargo de primeiro-secretário da Mesa Diretora, na gestão da deputada estadual, Chica Nunes (PSDB), no biênio 2006-2007. Ela é acusada pelo Ministério Público Estadual de ter desviado cerca de R$ 6 milhões dos cofres da Câmara Municipal.

Obras

Segundo informações da Prefeitura Municipal, as obras de esgotamento sanitário do PAC serão executadas em 48 bairros de Cuiabá. A iniciativa beneficiará bairros das quatro regiões, sendo 31 bairros da região Oeste, 06 da Leste, 06 da Sul e 05 bairros da região Norte. Estes bairros receberão rede coletora e ligações domiciliares.

Para coletar e tratar o esgoto desses bairros o PAC ampliará as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) do Tijucal e Dom Aquino (obras em andamento), e ainda, vai construir uma nova estação de tratamento no Ribeirão do Lipa.

A presidente da Sanecap, Eliana Rondon, ressalta que com a conclusão das obras do PAC, a capital passará de 29% para 70% a capacidade de coleta e tratamento do esgoto. O programa está divido em sete lotes, sendo de esgotamento sanitário os lotes 02, 03, 04,05 e 07.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet