Olhar Direto

Sábado, 03 de agosto de 2024

Notícias | Meio Ambiente

NO AMAPÁ

Oficiais representam MT no 2º Encontro de Polícias da Amazônia Legal

Dois oficiais da Polícia Militar de Mato Grosso auxiliarão a elaboração de um plano de ação com metas e estratégias para a conservação da Amazônia Legal que dará origem a Agenda 21 das Unidades de Polícia Ambiental da Amazônia Legal.

Foto: Reprodução

Oficiais representam MT no 2º Encontro de Polícias da Amazônia Legal
Dois oficiais da Polícia Militar de Mato Grosso auxiliarão a elaboração de um plano de ação com metas e estratégias para a conservação da Amazônia Legal que dará origem a Agenda 21 das Unidades de Polícia Ambiental da Amazônia Legal. O tenente-coronel Antônio Mário Ibanez comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar e o capitão José Carlos Rodrigues, comandante do Núcleo de Policiamento Especializado representarão Mato Grosso durante o 2º Encontro de Polícias da Amazônia Legal, que tem início amanhã (06.05) em Macapá, no estado do Amapá, e será encerrado no dia 8. O evento será transmitido pelo canal de televisão Amazon Sat.


Diversas autoridades participarão do evento. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o Secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, e autoridades policiais do Amapá, Pará, Acre, Rondônia, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso e Tocantins. O biólogo Richard Rasmussen, apresentador do Programa Selvagem ao Extremo (Rede Record), vai palestrar sobre o papel do policial na proteção do meio ambiente. Rasmussen também visitará o comando geral da Policia Militar e as crianças atendidas pelos diversos programas sociais executadas pela instituição. O apresentador fará ainda uma caminhada no Parque do Forte.

Os dois oficiais de Mato Grosso, pelos serviços desempenhados, receberão ainda a medalha de mérito ambiental. “É prova de reconhecimento pelas ações desencadeadas diariamente”, explica o tenente-coronel Inanez. Por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA) do Núcleo Especializado a PM realiza, mensalmente, dezenas de palestras e ações preventivas em conjunto com um grupo de estudantes de Biologia da Universidade de Cuiabá. As ações contam ainda com a parceria da Prefeitura de Cuiabá o que possibilitou a criação de uma unidade dentro do Horto Florestal Tote Garcia, no bairro Coophamil, em Cuiabá. A parte repressiva também demonstrou números significativos. Foram mais de 2 toneladas de pescado apreendidos durante a piracema (2008/2009), além de centenas de tarrafas e demais materiais usados para pesca predatória.

Desde janeiro de 2007 as ações da Polícia Militar na repressão a crimes ambientais foram descentralizadas. A mudança na metodologia de trabalho possibilitou a geração de treinamentos na área ambiental para que todo os policiais pudessem atuar na repressão a esse tipo de crime, respeitando o conhecimento que já possuíam na área onde desenvolvem suas atividades. Apresentação da Agenda 21 Institucional das Polícias Ambientais da Amazônia Legal será realizada no Ceta Ecotel às 9h30 do dia 8 de maio. O evento será encerrado pelo governo do Amapá, Waldez Góes.

Sobre a Agenda 21

É um programa de ação que constitui na criação de um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet