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Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

Várzea Grande terá duas novas escolas para atender a demanda de residenciais populares

Há uma semana técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realizam a pré-inscrição de crianças, jovens e adultos em duas escolas criadas no município de Várzea Grande para atender a demanda de estudantes dos residenciais “Solaris Tarumã”, "Júlio Domingos" e “ José Carlos Guimarães”. As unidades atenderão moradores das 1.800 casas, em todas as modalidades da Educação Básica.


As duas escolas, denominadas Escola Estadual Dante Martins de Oliveria e Escola Estadual José Garcia Neto, estão instaladas dentro de dois dos novos residenciais entregues pelo Programa Habitacional, “ Minha Casa, Minha Vida”. As famílias oriundas de diferentes regiões da cidade tinham os filhos matriculados em colégios distantes do núcleo habitacional.

“É importante que a escola aqui evitará gasto com condução e até mesmo desistência”, argumenta a moradora Fernanda Fátima Scarpelline. Com três filhos inscritos na escola, ela quer evitar que aconteça com eles o que vivenciou quando se mudou para o bairro Industriário, em Cuiabá, em 1997. “Estudava na Escola do Pascoal Ramos, e íamos a pé, pois a condução era precária. Corríamos todo tipo de risco”, relata.

Há um ano, quando teve inicio a ocupação das casas, os estudantes tiveram problemas com a locomoção para as antigas escolas. Numa parceria entre a Seduc-MT, construtora e moradores de bairro, ficou acordado a construção das duas novas unidades provisórias, até que se realize a licitação para construção das unidades definitivas, para as quais a Seduc já dispõe de recurso financeiro. Até lá, os alunos serão atendidos nessas salas provisórias, em alvenaria, que estão sendo montadas.

Para o presidente do bairro, Sebastião Pereira de Oliveira, a situação estava insustentável. “Muitos estudantes deixaram de ir à aula, estavam tendo problemas com o ônibus e a distância”. Agora com a escola dentro do residencial, Oliveira acredita que muitas pessoas, inclusive adultos, voltarão a estudar. “A escola nasce com a comunidade”.

Quando a escola é planejada para atender a demanda, soluciona um impasse comum na Educação Pública. Normalmente quando há um crescimento demográfico nas regiões do Estado, a demanda localizada suplanta a oferta, trazendo um transtorno para as famílias, bem como para a Educação. “Hoje com essas iniciativas muitos problemas são resolvidos” , destaca a superintendente de Gestão Escolar, Catarina Cortez.

A moradora do residencial Solaris Tarumã, Sueli Cavalcanti de Oliveira, comemora. A escola no residencial garantirá a retomado dos estudos. “Eu e meu filho de 17 anos estávamos fora da escola. Fiz a minha inscrição e de quatro (17, 13,12 e oito anos) dos meus seis filhos”. Ela aguarda a criação da creche para atender os dois menores de cinco anos.

A previsão é de que mais oito unidades escolares sejam criadas nas regiões de Sinop, Cuiabá e Várzea Grande, para atender a demanda do Estado. Enquanto o projeto está em fase de elaboração, salas móveis são montadas para atender provisoriamente os estudantes desses municípios.
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