Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

DF realiza primeiro transplante de fígado após 3 anos sem autorização

Um cirurgião dentista que esperava há 13 meses na fila para doação de fígados é o primeiro paciente do Distrito Federal a fazer transplante de fígado nos últimos três anos, desde que a unidade da federação perdeu a autorização para realizar a cirurgia do órgão. O homem deve receber alta nesta quinta-feira (19).


Desde 2008, pacientes do DF tinham que ir para filas de espera de outros estados. Atualmente, equipes de dois hospitais estão novamente credenciadas pelo Ministério da Saúde. Um deles é particular. O outro, o Instituto de Cardiologia do DF, atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o cirurgião de transplantes Renato Cury, a demanda é grande, próxima a 120 doentes anualmente. “Mas o transplante de fígado deve ser desenvolvido em todas as regiões. A ideia é que isso se desenvolva para que os doentes não tenham que se deslocar para outros estados.”

Pessoas que precisarem do transplante e estão na fila em outro estado podem pedir transferência para o DF. A data de início da espera será mantida. A Secretaria de Saúde já tem seis pacientes na fila.

Segundo o representante do Grupo de Apoio aos Pacientes com Hepatite, Epaminondas Campos, o presidente da instituição morreu antes de conseguir um transplante. “Espero que funcione realmente. Vai ser bom para muita gente, para a cidade inteira”, afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet