Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Chacororé

Sema prevê para novembro fim de trabalho de recuperação

Provocado pela denúncia publicada pelo Olhar Direto de descumprimento do prazo para recuperação da baía de Chacororé, o governo do Estado divulgou nota, nesta quinta-feira (19), estipulando para novembro a conclusão dos trabalhos de desobstrução dos corixos que deságuam na baía pantaneira – que é a terceira maior do bioma.


O mês de novembro corresponde ao fim do período de estiagem, que se inicia em junho. Até lá, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) pretende concluir os trabalhos na jusante da baía para mitigar os danos ambientais que ficaram evidentes na estiagem de 2010, quando a baía secou de maneira sem precedentes.

Depois que a calamidade chamou atenção do Ministério Público (MPE), o governo se comprometeu, em um termo de ajustamento de conduta (TAC), a recuperar a baía até o ano passado, o que não foi cumprido, segundo denunciou o engenheiro sanitário Rubem Mauro na semana passada.

“O governo teve tempo de sobra pra terminar o trabalho e o clima esteve favorável”, critica Mauro ao comentar a previsão divulgada agora pela Sema.

De acordo com o engenheiro e analista ambiental Rafael Teodoro, da Sema, as próximas obras serão monitoradas e servirão como projeto piloto para os próximos processos de abertura de corixos, cursos d´água vitais para a dinâmica do bioma pantaneiro e cujo aterramento foi apontado como um dos principais motivos para a seca anormal de Chacororé em 2010.

Entretanto, com relação ao corixo artificial Manoel Isaac, aberto em 1933, a Sema informou que deverá fechá-lo em dois terços devido à entrada excessiva de sedimentos e resíduos sólidos na baía.

Leia também:

Governo admite descumprimento do prazo de recuperação


Governo descumpre prazo de recuperação de baía pantaneira

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet