Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Empresas de reciclagens de Cuiabá devem exigir a comprovação de origem dos fios de cobre que adquirir

As empresas de reciclagens, com sede em Cuiabá, deverão exigir a comprovação da origem dos fios de cobre que adquirir, tendo ainda, que manter registros e dados do vendedor do qual comprar os fios. A nova lei foi publicada na Gazeta Municipal, em dezembro de 2011. O autor da proposta, vereador Pastor Washington Barbosa (PRB), explica que o objetivo é contornar ou até mesmo dificultar o alto índice de ocorrência de furto dos fios de cobre na Capital.


O vereador observa que o furto dos fios de cobre além de gerar prejuízo para as empresas, causa danos para os usuários das companhias elétricas e telefônicas.

Washington Barbosa acredita que “a lei vai coibir e tentar identificar aqueles que vendem esses produtos sem destinação, muitos deles originários de furtos”, argumenta o parlamentar. "Esse tipo de furto está se tornando comum, por isso a importância da proposta, para evitar que o poder público gaste com esses bens que deveriam ser utilizados por longas datas”.

O vereador observa uma reportagem divulgada pelo Jornal A Gazeta, do dia 21 de julho de 2011, na qual afirma que “cerca de 150 mil metros de fios de cobre foram furtados da iluminação pública das principais avenidas da nossa Capital nos últimos 10 anos”.

A matéria apontou também que, “o material faz parte apenas das instalações subterrâneas, que estão nos canteiros centrais”. No mercado, cada metro de fio custa R$. 5,10 (cinco reais e dez centavos), desta forma, o prejuízo é superior a R$. 765.000,00 (setecentos e sessenta cinco mil), já que a recuperação do sistema inclui ainda mão de obra de empresas contratadas pela Prefeitura “Municipal de Cuiabá.”
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet