Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Programa em Uberlândia incentiva produtores na plantação de eucalipto

Em Uberlândia, o eucalipto tem sido utilizado como fonte de renda e cuidado com a natureza. Produtores rurais da cidade participam do programa Fomento Florestal. O objetivo é utilizar os eucaliptos doados pela Prefeitura para fazer uma reserva legal e, no futuro transformá-los em cercas, lenha e até bioenergia.


A vida inteira o produtor rural José Carmo Esper Junior só lidou com gado e galinha e agora ele dá os primeiros passos em uma plantação de eucalipto. Mesmo com pouco mais de um mês ele já está confiante em bons resultados. “O eucalipto traz muito benefícios, inclusive ele é bom para fazer lenha”, disse.

Ele recebeu 5.050 mudas, o limite do programa por produtor. Espalhadas em três áreas a muda é precoce e em até cinco anos fica no ponto de corte. Como Júnior gasta, em média, R$ 800 na compra de lenha por lote de aves o eucalipto vai ajudar a diminuir o custo na criação dos mais de 50 mil animais.

Antes do plantio, até mesmo para ajudar a definir estratégias, os produtores passaram por uma capacitação. “Nós fizemos um dia de campo para falar como é que se faz o plantio e a manutenção. Isso vai ajudar o produtor por seis meses”, explicou a secretária de Agropecuária e Abastecimento de Uberlândia, Walkiria Borges Naves. O plantio começou a ser feito no fim de 2011 e, até agora, 120 produtores foram beneficiados. São 600 mil mudas e a previsão é fechar fevereiro com um milhão de eucaliptos plantados.

saiba mais

Produtores rurais do Centro-Oeste diversificam renda com eucalipto
Eucaliptos são cortados em rua do bairro Ouro Preto, em Belo HorizonteA melhor maneira de fazer o processo é o plantio direto. Primeiro o solo é dessecado para que não haja vegetação para disputar nutrientes com o eucalipto. A cobertura continua na terra para proteger o solo. Depois, a máquina revolve a terra preparando para o plantio e injeta o adubo. O produtor entra com o insumo e o trabalho de preparação é custeado pela Prefeitura. Com as árvores crescidas não vai ser preciso retirar madeira da natureza, mas a expectativa é de que o resultado vá além disso. “A intenção é cuidar do meio ambiente já que a madeira não será retirada da natureza”, explicou Walkiria.

Na fazenda do produtor Rui Peixoto ele cria 20 vacas leiteiras e separou dois hectares para o eucalipto. E ele já tem planos para quando a floresta crescer. “A madeira está muito difícil hoje e vou usar essa na fazenda mesmo”, contou. E se esse teste der certo dá até pra animar um pouco mais. “Aí dá para investir, ganhar um dinheiro”, contou o produtor rural.

O programa Fomento Florestal é municipal. Para participar, ainda em 2012, só se algum produtor desistir. Porém, os interessados podem se cadastrar para o próximo período de chuva quando serão plantadas novas lavouras. A inscrição deve ser feita na Secretaria de Agropecuária e Abastecimento de Uberlândia, que na Avenida Anselmo Alves dos Santos, nº 600, Centro. Mais informações pelo telefone (34) 3239-2631.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet