Olhar Direto

Sábado, 03 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Programa apresenta gestão como ferramenta à competitividade

Investir em qualidade é premissa não somente de empresas que almejam melhores posições no mercado, mas também daquelas que desejam a manutenção das metas atingidas. Diante desse cenário, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) desenvolve o Programa Mato-grossense da Qualidade (Quali-MT), que visa aprimorar sistemas de gestão, promover a eficiência produtiva e a inovação tecnológica. Em sua terceira edição, o Quali-MT será lançado na próxima terça-feira (12), às 19h30, no auditório do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt).


Promovido em parceria com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), o Quali-MT é realizado por meio de cursos de capacitação profissional e consultorias técnicas. “Trata-se de mais uma alternativa criada a partir da parceria entre o Senai-MT e o governo do Estado para impulsionar o desenvolvimento sócio-econômico de Mato Grosso”, avalia o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo. “Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas têm que se valer das ferramentas disponíveis para o aprimoramento de produtos e serviços”, ressalta o presidente do Sistema Fiemt, Mauro Mendes.

Além dos benefícios gerados pelo Quali-MT, tais como a qualificação de profissionais, aumento da produtividade e melhoria de processos, entre outros, o programa promove ainda o reconhecimento das empresas que aderiram à iniciativa, por meio de uma premiação de acordo com os níveis de gestão atingidos. Oito critérios de excelência são avaliados: liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimentos, pessoas, processos e resultados. “A intenção não é escolher a melhor empresa, mas reconhecer àquelas que atingiram as metas pretendidas”, explica Figueiredo.

Em 2009, a meta do Quali-MT é atender 80 empresas em todo o Estado, das quais 30 concorrerão no nível pré-bronze (inicial), 35 no bronze, 12 no nível prata e 03 no ouro. A entrega dos prêmios está prevista para dezembro. No ano passado, foram 96 empresas beneficiadas, superando a meta inicial de 80, e mais de mil pessoas qualificadas. O índice de satisfação de profissionais e empresas ultrapassou a marca de 85%. No que se refere à capacitação profissional, 29 cursos foram promovidos. Já entre as assessorias técnicas, foram mais de 700 atendimentos. Entre as empresas que participaram, 11 obtiveram índices para receber a premiação do Quali-MT.

INDÚSTRIA EM AÇÃO 2009 - O Quali-MT integra o Programa Indústria em Ação 2009, que este ano oferece subsídios de até 90% para as indústrias que desejam investir em aprimoramento. Criado em 2007 para fomentar a produtividade, competitividade, redução de custos e lucratividade das indústrias de Mato Grosso, o Programa é desenvolvido a partir da parceria entre o Senai-MT e governo do Estado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet