Olhar Direto

Sábado, 03 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Alunos de escolas municipais passeiam no Horto Florestal

Palestras sobre Educação Ambiental, fauna e flora, tráficos de animais, foram os temas que o CEA-Centro de Educação Ambiental abordou com as 60 crianças que passaram pelo Horto Florestal Totê Garcia. Elas percorreram o Horto Florestal com os monitores locais, assimilando conhecimentos de natureza ecológica. O tema tráfico de animais foi questionado várias vezes pelas crianças, que não admitem a prática desse crime numa sociedade civilizada.


Segundo a gerente do horto, Zilda Helena, essas atividades levadas a efeito com os alunos que visitam esta unidade ambiental são importantes para sua formação na escola. "Estamos de portas abertas para receber as escolas que se interessarem em conhecer o Horto Florestal. Basta agendar as visitas pelo número 3027 2432”.

O Horto Florestal, atualmente, é um departamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá (Smades), com mais de 120 espécies de árvores nativas e exóticas, além de plantas.

Conforme o secretário Archimedes Pereira Lima Neto, até a década de 1980 o viveiro municipal encontrava-se nas proximidades do Rio Coxipó, ‘e conforme a mata crescia, o viveiro era sempre mudado de lugar’. Com isso, ele foi transferido para as proximidades do Hotel Fazenda Mato Grosso, onde se encontra até hoje. “Razão pela qual temos tantas plantas e árvores aqui no Horto”.

Entre as árvores nativas do Estado de Mato Grosso pode-se encontrar Angicos Brancos e Vermelhos, Chimbuva ou Orelha de Macaco (recebe este nome pelo fato da fruta parecer uma orelha), Jatobá da Mata, Genipapo, Ingás, Cambará, Ipês (roxo, rosa e amarelo), Louro Branco, Paineiras, Bocaiúva, Cedro, entre outras espécies.

A gerente do Horto, Zilda Helena, esclarece que o lugar é aberto a visitas escolares, creches, universidades e outras instituições em horário comercial, mediante a agendamento de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana também é aberto para visitantes, mas sem a presença de um profissional para realizar explicações. Somente a Polícia Ambiental faz a segurança do local e alerta aos visitantes, informa:

“Para eventos de instituições deve-se fazer um pré-agendamento para os finais de semana e durante a semana também. Os policiais ambientais possuem um prédio no Horto para proceder a segurança do local. As escolas ligam e solicitam palestras de educação ambiental e passeios pelas trilhas. No caso acadêmico, a questão de pesquisa também é agendada”, completa Zilda.

O Horto Florestal está aberto das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet