Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

'Programa Saúde na Escola' tem ate o dia 24 de fevereiro para adesão

As Secretarias de Estado de Saúde (SES) e Educação (Seduc) convocam os municípios mato-grossenses que fazem parte do Programa Saúde na Escola para o cadastramento de adesão da “Semana da Saúde na Escola”, que visa promover diversas atividades voltadas à promoção da Saúde entre os alunos. O evento é nacional, promovido pelos Ministérios da Saúde (MS) e Educação (MEC), que contam com as prefeituras e secretarias estaduais.


O tema central das atividades gira em torno da “Prevenção da obesidade na infância e na adolescência”. A coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE) da SES, Cleidi Eliane, disse que as atividades vão ser desenvolvidas nas escolas cadastradas sob a orientação das Unidades de Saúde da Família, localizadas no municípios que fizeram adesão ao Programa, totalizando 81 municípios.

Para aqueles municípios que ainda não estão cadastrados o prazo para adesão à Semana Saúde na Escola vai até dia 24 de fevereiro de 2012.

“Para o ano de 2012 foi escolhido o tema de prevenção da obesidade, que deverá ser trabalhado pelas escolas em parceria com a Rede de Atenção Básica à Saúde ao longo dos dias 05 à 09 de março de 2012, com foco nos escolares e suas famílias. O intuito é incentivar as boas práticas de saúde para a melhoria do desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens no âmbito das escolas para a formação da cidadania e fortalecimento das políticas públicas de saúde e educação, visando à aproximação da população com a Rede de Atenção Básica à Saúde”, disse Cleidi Eliane.

Segundo ainda a Coordenadora, os municípios que aderirem e assinarem o termo de compromisso do Programa e desejarem participar da semana de mobilização da Saúde na Escola, devem se comprometer com as atividades proposta e o cumprimento de metas do Programa, que envolve além do tema proposto a promoção da alimentação e modos de vida saudável; saúde sexual e reprodutiva; álcool e outras drogas; diversidade sexual; bullying; homofobia, discriminação e preconceito no cotidiano da escola.

Ela explica ainda que os municípios ao aderir e cumprir as metas estabelecidas recebem incentivos extras. O valor do incentivo repassado irá variar de acordo com o número de equipes de saúde que aderirem e informarem suas ações no sistema de monitoramento do Programa Saúde na Escola, com endereço eletrônico: WWW.simec.mec.gov.br ate o prazo final de 30 de abril de 2012.

O valor do incentivo extra segundo a Coordenadora é de 1/12 da parcela anual destinado a cada Equipe da Saúde da Família, patrocinado pelo Ministério da Saúde, cabe ao Grupo Gestor Intersetorial Municipal (GGIM) monitorar as ações do Programa no Município e a fiscalização e execução do recurso.

OBJETIVOS – Promover a saúde e a cultura de paz, reforçando a prevenção de agravos à saúde, fortalecendo a relação entre as redes públicas de saúde e de educação.

Articular as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) às ações das redes de educação básica pública, para ampliar o seu alcance e o impacto nos estudantes e suas famílias, otimizando a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis.

TEMAS DE ABORDAGEM – Avaliação clínica, avaliação nutricional, promoção da alimentação saudável, avaliação oftalmológica, avaliação auditiva, avaliação psicossocial, avaliação da saúde e higiene bucal, atualização e controle do calendário vacinal, redução da morbimortalidade por acidente e violências, combate a HIV/AIDS, prevenção na gravidez na adolescência, prevenção de drogas licitas e ilícitas, saúde no transito e saúde no meio ambiente, entre outros.

“Os Ministérios da Saúde e Educação produziram o guia “Adolescentes e jovens para a educação entre pares” contendo oito fascículos que serão distribuídos para os municípios que aderiam ao Programa a fim de instrumentalizar os profissionais de saúde e educação e jovens, para trabalharem as temáticas: gênero, ração e etnia, diversidade sexuais, álcool e outras drogas, sexualidades e saúde reprodutiva, adolescência: juventude e participação, metodologia dos trabalhos, prevenção das DSTs; HIV e Aids”, disse Cleidi Eliane.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet