Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Horário de Verão

Barra e o Araguaia voltam a seguir horário de Brasília

Foto: Reprodução

Barra e mais 31 municípios do Araguaia seguem o horário de Brasília mesmo sendo em MT

Barra e mais 31 municípios do Araguaia seguem o horário de Brasília mesmo sendo em MT

A meia-noite deste sábado (25) termina o horário de verão nas regiões Centro Oeste, Sul, Sudeste e no estado da Bahia com os moradores tendo que atrasar o relógio em uma hora. A cidade de Barra do Garças e mais de 31 municípios do Araguaia, mesmo sendo em Mato Grosso, voltam a seguir o horário de Brasília.


O fuso-horário diferente de uma hora de Cuiabá para Barra do Garças e Vale do Araguaia é uma tradição que ninguém sabe ao certo explicar como teve início. Segundo alguns historiadores, antes mesmo da emancipação de Barra do Garças em 1948, a região do Araguaia já seguia o horário de Brasília pela proximidade com Goiânia a 370 km de Barra, enquanto que Cuiabá fica a 509 km.

No passado, alguns políticos de Cuiabá tentaram impor o horário mato-grossense em Barra do Garças e quase virou briga. Mas com a implantação do horário de verão onde os relógios são adiantados em uma hora, a região do Araguaia viu no horário de Cuiabá uma forma de escapar do incomodo de acordar cedo e mudar o relógio biológico.

Em desde 1996, no período de outubro a fevereiro, Barra do Garças e o Araguaia acompanham o horário de Cuiabá e pelo jeito agradou. Em recente pesquisa, internautas mostraram-se favoráveis pelo horário de Cuiabá porque a programação das TVs é mais cedo.

Mesmo assim o assunto é tratado como tabu e prefeitos e vereadores preferem não discutir o assunto.

A partir de segunda-feira (27), os bancos voltam a funcionar das 10 às 15 horas; Fórum das 13 às 19 horas e assim por diante as demais repartições públicas.


Economia

De acordo com o governo federal, o horário de verão deste ano resultou em 2.555 megawatts (MW) o consumo de energia elétrica na região inserida, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Esta redução, registrada no período do dia de maior consumo, corresponde a 4,6% da demanda dos três subsistemas que adotaram a medida.

De toda a redução na demanda estimada para o horário de pico, 1.840 MW são do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, 610 MW do subsistema Sul e 105 MW do subsistema Nordeste. Esse último se refere exclusivamente à participação do Estado da Bahia.

Fica a sugestão aos leitores do Olhar Direto deixem aqui a sua opinião. O que vocês acham, futuramente, seria interessante adotar o horário de Cuiabá em Barra do Garças ou não?

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet