Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Higienização das mãos pode evitar transmissão de doenças, diz médico

Foto: Reprodução/Globo

Higienização das mãos pode evitar transmissão de doenças, diz médico
Depois da limpeza da casa, antes da alimentação e antes de trocar de roupa, para todas estas ações do dia a dia de Nanci Alamino, a mesma atitude: a higienização das mãos. A dona de casa de Sorocaba, no interior de São Paulo, conta que o hábito começou quando ainda era jovem. “Não vou dizer que é mania, prefiro dizer que é higiene. Eu acho que esta limpeza, pode evitar contágio de doenças, por exemplo,” diz.


A preocupação de Nanci é indicada por especialistas, já que o contacto das mãos é a via de transmissão mais comum de germes. A maioria deles são inofensivos para o ser humano, mas alguns podem provocar doenças, como por exemplo, constipações, gripes, diarreias.

Para o clínico geral Antônio Sérgio Ismael, o contato com dinheiro, objetos, maçanetas que são frequentes, contaminam as mãos . “Sempre que as nossas mãos forem usadas para alimentação, contatos com a boca, olhos, crianças, elas devem ser higienizadas. No caso do profissional da saúde sempre entre um paciente e outro, ou entre um ato e outro esta preocupação deve ser maior ainda,” diz.

Ainda de acordo com Antônio, para a higienização é bom estar atento ao sabonete, que deve ser de boa qualidade e aprovado pelos órgãos de Vigilância Sanitária. “Nunca use produtos de origem conhecida, sem rótulos, isso pode causar até irritação na pele,” salienta. Segundo a Associação Nacional de Controle de Infecção (ANCI) , lavar as mãos corretamente com água e sabão é a forma mais simples e eficaz para manter a saúde.

Álcool gel não substitui limpeza
Doutor Antônio também orienta sobre o álcool gel. “ O álcool gel é eficaz contra contaminação, muito útil, mas não deve substituir a lavagem completa das mãos. O uso dele é melhor após a higienização com sabonete,” completa.

Como lavar as mãos
O tempo indicado para a lavagem das mãos é de aproximadamente 60 segundos. É importante fazer espuma e não esquecer de lavar bem os punhos.

Quando lavar as mãos:
• Antes de comer ou manusear os alimentos;
• Após ter utilizado a casa-de-banho;
• Após assoar o nariz, tossir ou espirrar;
• Após tocar em animais ou nos seus dejectos;
• Após manusear resíduos;
• Após mudar fraldas;
• Antes e após tocar em doentes ou feridas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet