Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Falsas baleias assassinas localizam presa com sensor acústico, diz estudo

O grupo odontocetes, formado por falsas baleias assassinas e golfinhos, consegue localizar presas com precisão através de um sistema de sensor acústico. Ele é composto por estruturas nasais localizadas na frente da cabeça e por lentes acústicas, capazes de transmitir feixes sonoros. A descoberta foi feita por cientistas da Universidade de Havaí, nos Estados Unidos, e publicada na edição de abril do periódico científico "Journal of Experimental Biology".


Para realizar as pesquisas, os cientistas contaram com a ajuda de Kina, uma falsa baleia assassina que vive em um reservatório do Programa de Pesquisa de Mamíferos Marinhos da Universidade do Havaí. O animal foi treinado para reagir quando identificasse um cilindro de tamanho fixo.

Ao identificar o objeto, a falsa baleia assassina tocava um botão e ganhava um peixe de recompensa. Já quando cilindros de tamanhos diferentes eram colocados no tanque de Kina, o animal ficava parado até receber alimento dos treinadores. A alta incidência de respostas corretas levaram os cientistas a concluir que Kina é capaz de identificar objetos através do sistema de localização acústica.

Além de apresentar cilindros de tamanhos diferentes para Kina, os pesquisadores posicionaram os objetos em distâncias diferentes para testar a capacidade de reconhecimento acústico do mamífero. O resultado verificado é que a falsa baleia assassina conseguiu se adaptar aos desafios mais difíceis, melhorando a agilidade para resolver os problemas apresentados pelos cientistas.

"Esta é a primeira vez que alguém cria um mecanismo para demonstrar que existem diferentes feixes sonoros para presas localizadas em áreas diferentes", explicou Laura Kloepper em material de divulgação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet