Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Estado implanta Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) conta, desde o início de março de 2009, com mais um serviço na proteção à saúde da população: o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), localizado à rua Antonio Dorileo, sem número, no mesmo prédio da Central Estadual da Rede de Frio da SES/MT, no bairro Coophema, em Cuiabá.


O Centro está funcionando em caráter experimental desde o dia 02 de março e o atendimento é de 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados, e pode ser acessado pelo telefone 0800-6471201 ou pelo e-mail: notifica@ses.mt.gov.br.

A missão do CIEVS é “identificar, interpretar e analisar informações, trabalhando interinstitucionalmente, para definir estratégias que possam subsidiar a tomada de decisões pelas esferas competentes, visando prevenir ou minimizar situações que gerem risco à vida da população do Estado”, explicou Aparecido Alberto Marques, técnico da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso.

O serviço é composto pelo Centro de Recepção de Informações de Interesse em Saúde (CRIIS) e pelo Núcleo de Respostas Rápidas (NRR). O CRIIS tem como atribuição receber, analisar, classificar, orientar, monitorar e avaliar todas as informações produzidas ou recebidas, além das ações desencadeadas.

Já o Núcleo de Respostas Rápidas tem como principal função a operacionalização das ações e informações referentes a eventos emergenciais notificados, incluindo as ações de apoio direto aos municípios ou setores que demandarem ações do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.

Aparecido Alberto Marques disse que o Centro desenvolve um “trabalho sistemático a partir de informações, sejam elas de fontes oficiais ou não, que resultarão em respostas a emergências e situações em Saúde Pública, de forma presencial ou à distancia, bem como no monitoramento e avaliação dos riscos em saúde. Atua, também, como articulador e facilitador nas ações integradas entre os órgãos e setores dos entes federados (União, Estado e municípios)”

Ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde interessam os agravos e eventos de notificação compulsória, que são os casos suspeitos ou confirmados de Botulismo, Antraz, Cólera, Febre Amarela, Febre do Nilo Ocidental, Hantaviroses, Influenza Humana por novo subtipo (pandêmica), Peste, Poliomielite, Raiva Humana, Sarampo (em indivíduo com histórico de viagem ao exterior nos últimos 30 dias ou de contato, no mesmo período, com alguém que viajou ao exterior), Síndrome Febril Ictero-hemorrágica Aguda, Síndrome Respiratória Aguda Grave, Varíola e caso confirmado de Tétano Neonatal.

Também devem ser notificados surtos ou agregação de casos ou de óbitos por agravos inusitados como doença desconhecida ou mudança na epidemiologia de doenças conhecidas, Difteria, Doença de Chagas Aguda, Doença Meningocócica e Influenza Humana.

As epizootias, ou morte de animais que podem preceder a ocorrência de doenças em humanos, como Epizootias em Primatas não humanos e outras de importância epidemiológica, bem como eventos ambientais que ponham em risco, de forma direta ou indireta, a saúde da população e situações de risco que possam promover dano à saúde da coletividade também devem ser notificadas ao CIEVS.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet