Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Sorocaba, SP, dá início a unidade de preservação da fauna e flora

Foi lançado neste sábado (31) a pedra fundamental da primeira unidade de conservação de Sorocaba (SP): o Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade. Localizado numa área anexa ao Parque Tecnológico, na zona norte da cidade, o local tem mais de 600 mil m² e irá funcionar como proteção integral da fauna e da flora típicas da região, ampliando a proteção das áreas de proteção permanente (APPs) das afluentes do Rio Sorocaba, onde não é permitida qualquer atividade ou intervenção.


Situado numa região de floresta estacional semidecidual, com uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, o Parque de Biodiversidade também propiciará o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com as universidades, educação ambiental, ecoturismo e lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa na zona norte de Sorocaba, garantindo a conectividade e o fluxo gênico.

Além disso, a criação do parque é de vital importância para assegurar a conservação ambiental em uma região de forte expansão econômica. "Queremos garantir o crescimento da região com qualidade de vida para manter os nossos maciços verdes", destaca o prefeito Vitor Lippi.

Para Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente, nada mais natural do que estar próximo ao Parque Tecnológico que tem como objetivo a busca de inovação e tecnologia, indissociáveis das questões ambientais. "É previsto um grande crescimento para a região e com este parque 'abraçando' o Parque Tecnológico, a Prefeitura se antecipa oferecendo uma unidade de conservação ambiental, amenizando os impactos decorrentes desse crescimento, colaborando para a conservação das espécies da região e estimulando a conservação e expansão da biodiversidade regional", explica.

De acordo com a Sema, a Prefeitura de Sorocaba está em contato com proprietários de áreas vizinhas ao parque para verificar como essas áreas poderiam ser incorporadas a essa unidade de conservação.

Cuíca-de-três-listras é o animal símbolo
A cuíca-de-três-listras foi eleita o animal símbolo do Parque de Biodiversidade graças a um trabalho de estudo de manejo ambiental realizado pela USP, em parceria com a prefeitura de Sorocaba. Em fevereiro, pela primeira vez, pesquisadores encontraram um exemplar da espécie na região de Sorocaba.

De acordo com a Sema, existem poucos registros da espécie em toda a América do Sul. Trata-se de um marsupial de pequeno porte, chegando a aproximadamente 10 centímetros de comprimento. São animais pouquíssimo estudados, que vivem no solo da floresta alimentando-se principalmente de artrópodes, como aranhas e insetos, e pequenos frutos.

O ciclo de vida da cuíca é bastante curto, semelhante ao de um roedor, porém sua reprodução não é tão eficiente, sendo animais raros por natureza. Considerando-se o grau de ameaça, além de restrita, a espécie encontra-se na lista de animais ameaçados de extinção, numa categoria vulnerável.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet