Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

japão

Cientistas encontram radiação por césio em peixes e plânctons no Japão

O colapso do complexo atômico de Fukushima, no Japão, após terremoto e tsunami em março do ano passado, resultou na propagação de radiação por várias cidades do país, criando uma zona de exclusão de moradores.

Nesta semana, pesquisadores de universidades dos Estados Unidos e Japão mostraram em estudo publicado na revista da Academia de Nacional de Ciências norte-americana, a “PNAS”, que foram encontradas amostras radioativas de césio em plânctons e peixes que se encontravam na superfície e no fundo do mar.

Segundo a investigação científica, níveis de radioatividade foram encontrados no ambiente marinho a partir de medições realizadas em 50 diferentes pontos durante o ano passado. Algumas das medições foram feitas em pontos distantes da costa japonesa.

Água doce e salgada utilizadas para o resfriamento da usina de Fukushima após a explosão do reator foram lançadas ao oceano, o que pode ter causado a contaminação. Entretanto, segundo os pesquisadores, os níveis radioativos não fazem mal à saúde humana.

Vazamento detectado
Em abril do ano passado, técnicos da usina nuclear haviam anunciado a contenção do vazamento de água radioativa de um dos reatores para o mar, mas anunciaram que um índice elevado de contaminação já foi detectado numa determinada espécie de peixe.

A contaminação em alta dose foi encontrada em apenas uma espécie que se parece com uma pequena sardinha e em poucas amostras. Foi na costa da província de Ibaraki, ao sul da usina.

Seria muito difícil e traumático tirar o peixe do cardápio dos japoneses, já que é a principal fonte de proteína do país. Para tranquilizar a população, o governo estabeleceu níveis máximos aceitáveis de radiação e vai apertar a inspeção para evitar que peixes contaminados cheguem ao consumidor.

Comentários no Facebook