Olhar Direto

Domingo, 04 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Trabalho escravo nunca mais

A edição de número 25 da revista alternativa Sina traz em sua matéria de capa, a denúncia sobre trabalho escravo contemporâneo. Segundo o MPF, Mato Grosso é o quarto colocado no ranking nacional, perdendo somente para os estados de Goiás, Pará e Alagoas. Em 2008 foram resgatados 578 trabalhadores em regime de escravidão.

"Há muitos na pecuária extensiva, que precisam derrubar árvores para ampliar sua produção, além da agricultura de cana e usinas, siderurgia e outros setores agrícolas”, observa o procurador regional dos Direitos do Cidadão Titular, Gustavo Nogami, ao completar que, apesar disto, “não há ninguém preso atualmente no Estado por ter cometido este delito”.
A lista de denunciados divulgada pelo MPF/MT inclui na sua maioria grandes fazendeiros, de poder econômico e político. Um exemplo é o mega produtor de grãos Eraí Maggi, primo do governador Blairo Maggi.

Continuando, Michèle Sato entrevista Izan Petterle, fotógrafo da “National Geographic”, que fala de seu recente livro sobre Che Guevara e impressões pessoais sobre os 50 anos da revolução cubana.
O veterano jornalista Célio Caldieri Munhoz (Montezuma Cruz), hoje morando em Brasília, fala sobre nomes e sobrenomes, alguns esquisitos, ridículos ou mesmo bonitos e até imponentes. E de quebra brinca com nomes de antigos colegas de profissão de Cuiabá.

Já Aluizio de Azevedo revela que no dia 24 de maio, o Brasil comemora o dia nacional do cigano. Na prática, os Rom, Sinti e Kalon três povos chamados de ciganos pouco têm a celebrar, além da firmeza em resistir como grupos culturais distintos da sociedade dominante – ainda que quase sempre tenha lhes custado à marginalidade. Não fosse pelas perseguições, massacres e tentativa de padronização cultural, o Estado brasileiro os teria praticamente ignorado.

Sina conta ainda com artigos de Luiz Mendes Júnior, Tadeu Silva, Marina Silva, Comadre Creonice, João Carlos Gomes, Carlos Gomes de Carvalho e poemas de Silva Freire e Aluizio de Azevedo, quadrinhos de Amauri Lobo e a charge do Brás, entre outros assuntos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet