Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Coritiba critica calendário do futebol e diz que risco de lesão sobe 500%

O Coritiba utilizou o site oficial para reclamar do apertado calendário do futebol brasileiro. Um artigo foi publicado na manhã desta quinta-feira para explicar o trabalho do departamento físico coxa-branca e aproveitou para criticar a média de 1,66 jogos por semana. em 2012.


Quem assina a publicação é o coordenador do departamento físico, Glydiston Ananias, que analisa a carga de jogos, caso o time curitibano chegar até o final de todas as competições do ano (Paranaense, Copa do Brasil, Brasileirão e Copa Sul-Americana).

O resultado seriam 86 jogos na temporada em 48 semanas de 2012. Uma média de 1,66 jogos por semana. Ananias lembra que, com essa intensidade, o risco de lesões dos jogadores cresce em 500%.

- Cada semana é composta de sete dias, com duas partidas por semana, temos que desconsiderar o dia anterior, o dia da partida e o dia posterior à partida com treinamentos intensos, ou seja, treinamento preparatório (sem desgaste), concentração e treinamento recuperativo no dia posterior à disputa. Resta-nos um dia exclusivo de treinamento na semana - ressalta o preparador físico.

O coordenador coxa-branca adiciona que os atletas brasileiros têm somente 30 dias de férias obrigatórias e mais 15 dias de pré-temporada. Para dar mais embassamento à crítica, Ananias compara com números do futebol europeu, como o Barcelona, que tem 61 dias de férias e mais 29 de pré-temporada.

- Faz-se necessário que se tenha sensibilidade e coerência em nossas análises quando se trata do futebol brasileiro, pois, a cada ano discutimos os mesmos assuntos e nenhuma providência é tomada. Acomodamo-nos no discurso de que “no Brasil é assim mesmo” ou “ o futebol é assim mesmo, não muda, temos que nos adaptar” - critica no texto publicado.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet