Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Taxa de CO2 para aéreas na UE pode romper negociação do clima, diz Índia

O dispositivo da União Europeia que cobra das companhias aéreas taxa pela emissão de carbono é um obstáculo que pode romper as negociações sobre mudança climática, afirmou nesta quarta-feira (11) o ministro do Meio Ambiente da Índia, Jayanthi Natarajan.


“Preciso me levantar e dizer, em nome do ministério do Meio Ambiente que sim, a medida unilateral da UE rompe as conversas”, explicou.

A normativa europeia que entrou em vigor em 1º de janeiro obriga as empresas, de qualquer nacionalidade, que operam no bloco de países a comprar o equivalente a 15% de suas emissões de carbono, cerca de 32 toneladas, para combater o aquecimento global.

Esta legislação gerou diversos protestos. Dos 36 membros da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), 26 se opõe à nova regra. China, Estados Unidos e Rússia analisam proibir suas companhias de pagar esta taxa.

Denúncia
No mês passado, em carta dirigida aos chefes de governo francês, alemão, britânico e espanhol, a Airbus e seis companhias aéreas europeias se associaram para denunciar a taxa.

Fazem parte do grupo as empresas British Airways, Virgin Atlantic, Lufthansa, Air France, Air Berlin e Iberia, que afirmam na correspondência que querem "alertar" os dirigentes "para as consequências econômicas" desta taxa, que representa uma ameaça "inadmissível" para seu setor de atividade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet