Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Comercios de Cuiabá devem substituir as sacolas plásticas por sacos ecológicos em seis meses

Ajudar as pessoas na transformação de hábitos valorizando o que é durável no lugar do descartável, além de fortalecer a combinação harmônica entre consumo e meio ambiente, é proposta do vereador Pastor Washington (PRB), que deve ser apresentada na próxima sessão na Câmara de Cuiabá, que altera de três anos para seis meses a Lei que obriga a substituição das sacolas plásticas por sacos ecológicos nos comércios da Capital.


Grande vilã do meio ambiente, as sacolas plásticas mesmo práticas e gratuitas em alguns supermercados da cidade são altamente poluentes quando descartadas incorretamente, originando grande quantidade de lixo. Em Cuiabá elas ajudam a entupir bueiros que escoam com água das chuvas, indo parar nos rios, onde são ingeridos pelos animais que acabam morrendo sufocados.

Segundo um levantamento do Ministério do Meio Ambiente, cada família brasileira descarta cerca de 40kg de plásticos por ano e mais de 80% dos plásticos são utilizados apenas 1 vez. Sendo que cada plástico convencional leva 400 anos para se decompor.

Segundo o vereador Pastor Washington a alteração da lei, vai fazer com que as pessoas se conscientizem quanto essa problemática antes mesmo da Copa do Mundo de 2014 e não depois dela, tendo em vista que a lei está sancionada desde o mês de maio de 2011.

“O comércio precisa se adequar o quanto antes, pois além de deixar as ruas de Cuiabá sujas, as sacolas plásticas geralmente não são recicladas devido o baixo valor comercial,” argumentou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet