Olhar Direto

Segunda-feira, 27 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Corredor das Águas vai conservar Rio das Mortes

Nesta sexta-feira (15.05), às 19:30 horas, no Campus da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), acontece o lançamento do Projeto Corredor das Águas. O projeto, que tem como objetivo realizar um amplo trabalho de pesquisa que também subsidie a execução de ações que promovam a recuperação, a preservação e o uso com conservação do Rio das Mortes, um dos principais rios da Bacia Tocantins-Araguaia, será desenvolvido pela Unemat em parceria com vários órgãos e instituições entre elas a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Unidade Desconcentrada de Barra do Garças. O Projeto Corredor das Águas atuará em três frentes: Pesquisa Ambiental, Educação Ambiental e Conservação, com ênfase nas APPs (Áreas de Preservação Permanente), nos 160 km do Rio das Mortes, no interior do município.


O projeto deverá ser executado em 6 anos, dividido em três etapas de 2 anos. A primeira etapa terá início neste sábado (16.05), quando um grupo de 15 pesquisadores fará uma viagem de 10 dias pelo rio, em um barco de pesquisa da Unemat – Nova Xavantina, para a primeira campanha de pesquisa em campo.

O coordenador do projeto, o professor Dr. Cesar Enrique de Melo, do Departamento de Biologia da Unemat de Nova Xavantina explicou que as atividades a serem desenvolvidas dentro do projeto contarão com a ajuda de professores e alunos daquele Campus Universitário. Ele explicou também que, por meio da Pesquisa Ambiental, será possível reunir um complexo banco de dados sobre status de conservação das APPs, composição da fauna e flora, hidrologia, economia e pontos de interesse turístico no Rio das Mortes. “Ainda nesse componente, esse trecho do Rio das Mortes será mapeado através de fotografia aérea de pequeno formato (FAPEF), uma modalidade de fotografia aérea executada por meio de uma aeronave ultraleve, tipo trike, com uma máquina digital acoplada”. Esse processo, segundo o professor, gera fotografias de alta resolução a um custo muito baixo, uma tecnologia que está sendo utilizada pela primeira vez como componente de pesquisa científica em um rio de Mato Grosso.

O outro componente do projeto, a Educação Ambiental, utilizará os dados gerados pela pesquisa, para levar à população informações sobre a importância do Rio das Mortes para a estabilidade dos ecossistemas da região e, na área de Conservação, serão desenvolvidos programas de recuperação de APPs degradadas nas margens do rio e utilização sustentável de produtos associados a essas áreas, com ênfase na cultura de frutos nativos e peixes da culinária local.

Para a execução do projeto, foram firmadas parcerias com instituições públicas e privadas. Além da Sema– Diretoria de Unidade Desconcentrada de Barra do Garças, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Nova Xavantina, Mineração Caraíba, Ecoflora, Siglanet entre outras.

Para o diretor regional da Sema de Barra do Garças, Cleber Fabiano Ferreira, iniciativas como essa são fundamentais para o desenvolvimento sustentável do estado. "Iniciativas como o Projeto Corredor das Águas, de ação local e que oportuniza a parceria nas ações entre diferentes entidades e órgãos públicos, privados e da sociedade organizada, é que fazem a diferença na construção do desenvolvimento com sustentabilidade, do nosso futuro comum”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet