Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

nova pasta

Setor de base florestal quer que Poder Executivo crie secretaria para atender suas demandas

Foto: Reprodução

Setor de base florestal quer que Poder Executivo crie secretaria para atender suas demandas
O setor de base florestal de Mato Grosso quer a criação da Secretaria Adjunta de Florestas, vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente. A proposta de uma pasta específica para atender as demandas do setor foi formulada e entregue ao Governo do Estado com o intuito de dar celeridade aos trabalhos realizados pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), que pela grande demanda e burocracia atrasa julgamentos de processos e liberação de manejos – principais queixas dos empresários do setor.


A diretoria do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem) participa da audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado na próxima terça-feira (17), às 14h, para deliberar sobre o assunto.

A proposta elaborada pelo Cipem e diversas entidades, entre elas UFMT e AMEF, foi apresentada pela primeira vez aos candidatos ao governo do Estado nas eleições de 2010, inclusive ao atual eleito. Depois foi reforçada durante reunião, no Palácio Paiaguás, com o já governador eleito do Estado Silval Barbosa, em outubro de 2011.

O projeto em discussão nessa audiência é de autoria do Poder Executivo.

“Nós ainda não temos conhecimento desse Projeto de Lei, mas vamos participar da audiência para avaliarmos. Mas, paralelo a isso estamos elaborando um documento com dados básicos, incluindo um documentário em vídeo, para mostrar ao governador a urgência da criação desta pasta específica”, argumentou o presidente em exercício do Cipem, Geraldo Bento.

O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad), José Eduardo Pinto, também é um defensor da proposta e acredita que a criação dessa secretaria vai contribuir para o desenvolvimento do setor.

“O anseio dos empresários do setor de base florestal do Estado é que se tenha autonomia nos trabalhos, que se dê foco e prioridade aos assuntos da categoria”, disse o diretor.


Atualizada às 13h20
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet