Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Estresse crônico ajuda a desenvolver tumor em camundongos, diz estudo

Ao usarem uma cepa propensa ao câncer em camundongos, pesquisadores da Faculdade de Medicina e Odontologia de Nova Jersey, nos Estados Unidos, demostraram que o estresse crônico nesses animais ajudou a desenvolver o tumor naqueles que passaram por esse tipo de situação aliado a exposição à um tipo de radiação. A pesquisa foi publicada nesta segunda-feira (16) na revista científica "PNAS", da Academia Americana de Ciências.


Para se chegar a essa conclusão, os pesquisadores induziram os camundongos a situações de forte estresse e radiação ionizante (do tipo que altera a estrutura física do átomo), que levaram a o desenvolvimento de tumores. Em seguida, testaram como supressor do tumor uma proteína chamada p53, que conseguiu atenuar seu crescimento.

No entanto, por estarem sob situação de estresse, o organismo dos animais passou a liberar mais hormônios típicos do estresse, os glucocorticóides, que consequentemente dimimuiram a função da p53.

Os cientistas concluiram, portanto, que o estresse crônico em camundongos pode levar ao surgimento do tumor e que a proteína pode diminuir seu crescimento, desde que a secreção do hormônio do estresse seja controlada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet