Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

índios

Especialista em demografia indígena é nomeada nova presidente da Funai

A presidente Dilma Rousseff nomeou a antropóloga e especialista em demografia indígena Marta Maria do Amaral Azevedo para a presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai). O ato foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24). Ela é a primeira mulher a ocupar o comando da Fundação.


A antropóloga possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e doutorado em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente era pesquisadora do Núcleo de Estudos de População da Unicamp e professora do Programa de Pós Graduação em Demografia.

A nova presidente da Funai tem experiência na área de Demografia, com ênfase em Demografia Antropológica, Demografia de Etnias, atuando principalmente com os seguintes temas: povos indígenas, saúde e educação indígena, demografia, etnologia indígena. Azevedo já publicou dezenas de livros e artigos sobre a população indígena no Brasil.

A nova comandante da Funai vai ter que lidar principalmente com os conflitos entre produtores rurais e índios em algumas regiões do país, como na Gleba Suiá-MIssú, no Araguaia mato-grossense, e no Sul do Estado da Bahia.

Também terá que costurar um bom diálogo com o Congresso Nacional, onde os legisladores analisam retirar da Funai a prerrogativa de criar e demarcar terras indígenas.

Um projeto em tramitação define que as questões indígenas deverão passar pelo crivo dos deputados e senadores, antes de ser colocada em prática.

Marta assume o lugar de Marcio Meira, que foi exonerado "a pedido" e nomeado assessor especial do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.



Atualizada
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet