Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Artrite e artrose atingem articulações do corpo e podem ser genéticas

Artrite e artrose são duas doenças parecidas que podem atingir as articulações do corpo todo. As causas muitas vezes são genéticas, mas no caso da artrose também estão ligadas ao envelhecimento e a movimentos repetitivos ou incorretos.


Em estágios mais avançados, esses problemas reumáticos podem comprometer a função das mãos e de outros membros. Segundo a terapeuta ocupacional Maria Cândida Luzo e a reumatologista Licia da Mota, a artrite reumatoide não pode ser prevenida, mas a artrose, sim.

Em todo caso, quem já sofre com dor nas juntas pode adaptar objetos e ações do dia a dia para facilitar a vida.

O melhor momento para combater a artrite é nos primeiros três meses dos sintomas, quando ainda não há danos importantes às articulações. Rigidez, especialmente ao acordar, e dores nas articulações devem ser levados a sério. Com o frio, os sinais podem piorar.

O frio, por causar contração muscular e das articulações, pode aumentar a sensação de dor nos casos de osteoartrite e artrite reumatoide.

Se você sentir dores nas articulações, procure orientação médica antes de fazer massagem e exercícios que as impactem. Mesmo algumas atividades na água afetam as articulações, como é o caso da natação.

Medicamentos biológicos são aplicados contra a artrite como segunda opção, porque trazem maior risco de reações alérgicas – daí a necessidade de serem aplicados somente em ambulatórios.

Além disso, essas são drogas muito caras: enquanto os remédios mais usados custam R$ 360 por ano, um tratamento com substâncias biológicas saem por até R$ 100 mil por ano para um único paciente.

Ações para não sobrecarregar as juntas
- Ao segurar ou levantar um prato ou bandeja, coloque as palmas das mãos por baixo

- Ao ler livros e jornais, não os segure nem aperte com os polegares

- Use talheres de cabos mais grossos ou amplie as alças de facas e outros utensílios com tubos de espuma. Cabos maiores são mais fáceis de segurar

- Ao cortar algo com faca, segure-a com as duas mãos para ter mais força e segurança. Ou tente usar um cortador

- Ao manipular ingredientes no preparo de alimentos, não prenda a colher com o polegar. Em vez disso, segure-a na palma da mão com os dedos enrolados em torno do punho

- Ao escovar os dentes e pentear-se, segure a escova com todos os dedos

- Lubrifique as fechaduras mais difíceis ou peça a um chaveiro para trocá-las

- Abuse dos antiderrapantes

- Use tesoura com mola para cortar objetos. Elas diminuem o trabalho dos músculos e das articulações

- Ao escrever, use uma caneta mais grossa e com antiderrapante

- Sempre que possível, utilize aparelhos elétricos, como abridor de latas, escova de dentes e chave de fenda
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet