Olhar Direto

Domingo, 04 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Secretaria de Administração será palco para o projeto “Galeria Pública”

A partir da próxima semana, visitantes do Complexo Paiaguás e servidores públicos estaduais terão a oportunidade de apreciar 24 telas de quatro renomados pintores mato-grossenses: Benedito Nunes, Gervane de Paula, Jonas Barros e Wander Mello. A iniciativa faz parte do projeto “Galeria Pública”, apoiado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Administração (SAD). A abertura da exposição acontecerá no dia 22 de maio, a partir das 18 horas.


As telas estarão expostas no corredor principal da Secretaria de Estado de Administração (SAD) que se transformará literalmente em uma galeria de arte. Serão seis telas de cada artista. Além das telas que já estarão expostas, cada artista irá produzir uma obra durante a abertura da exposição. As obras ficarão expostas durante um mês e poderão ser comercializadas.

Além das telas, três painéis também fazem parte do projeto, sendo que um deles, pintado por Benedito Nunes, já existe na SAD desde 2004. Os outros dois foram pintados recentemente, um por Benedito Nunes no seu melhor estilo (As Paisagens do Cerrado) e outro de Jonas Barros. Um quarto painel também será pintado por Wander Mello, mas o local ainda não foi definido.

O secretário Geraldo de Vitto Jr. lembrou que desde o início do seu governo, o governador Blairo Maggi tem como uma de suas principais políticas a valorização da cultura e da história de Mato Grosso, e o apoio ao projeto “Galeria Pública” é apenas mais uma forma de se valorizar e reconhecer os artistas regionais.

“A criação dos painéis e da galeria pública é uma forma a mais de valorizar a cultura regional além de levar ao alcance do servidor público entretenimento, conhecimento e a oportunidade de apreciar as artes plásticas regionais. Como a exposição é aberta e os painéis estão a vista de todos, esta será mais uma forma de integração com a sociedade”, ressaltou o secretário.

Para o artista Benedito Nunes, a pintura dos painéis em paredes de prédios públicos como os que foram pintados é importante, pois é uma forma de retornar a época em que a pintura pública era valorizada. “Além disso, teremos a certeza de será conservada e isso é muito importante, além disso, torna o espaço mais agradável tanto para quem vem visitar o órgão como para o servidor que trabalha na SAD”.

O pintor Jonas Barros ressaltou a valorização que o Governo do Estado, através da Secretaria de Administração, está dando para a cultura local. “Isso sim é valorização da cultura regional”, completou.

GALERIA PÚBLICA - A arte pública de Cuiabá já se tornou uma tradição. O primeiro exemplo de arte pública em Mato Grosso foi registrado em 1975 com o painel Bovinocultura, de autoria do pintor Humberto Espíndola, na fachada do Palácio Paiaguás, sede do Governo do Estado.

No final da década de 80, a arte voltou para as ruas da capital cobrindo viadutos, muros, postes, fachadas e transportes coletivos, levando a arte regional para a periferia e estando ao alcance de todos.

Como parte deste processo, o projeto “Galeria Pública” tem como proposta transformar as instalações da Secretaria de Estado de Administração (SAD) em uma Galeria Pública de Artes Visuais. “A idéia é tornar acessível a cultura para todos, pois nem todos tem a oportunidade de visitar exposições de arte, e com a disponibilização de telas e painéis no espaço físico da SAD ela poderá ser visitada por funcionários, visitantes e a população em geral que tiver interesse”, explicou o pintor Gervane de Paula.

SERVIÇO – A galeria será aberta no dia 22 de maio, às 18 horas, no corredor principal da Secretaria de Estado de Administração (SAD). Mais informações através da Assessoria de Comunicação da SAD, pelo telefone (65) 3613-3643.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet