Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Cidades

No ponto certo

Beer Gourmet mostra em Cuiabá como fazer para apreciar cervejas especiais

29 Abr 2012 - 11:30

Especial para o Olhar Direto - Victor Cabral

Foto: Divulgação

Beer Gourmet mostra em Cuiabá como fazer para apreciar cervejas especiais
Se você é daqueles que adora uma cervejinha estupidamente gelada deve saber que existe mais de 150 tipos de cervejas somente na Bélgica. Não sabia? Então você já deve ter escutado que uma planta é a responsável por dar o sabor amargo à cerveja, mas ela (lúpulo) não é encontrada em solo brasileiro.


Tudo bem que a maioria das pessoas não sabe disso, mas certamente você deve ter sua marca de cerveja preferida e acredita entender tudo sobre a bebida. “O brasileiro, assim como no futebol, acha que sabe tudo sobre cerveja, por isso é pertinente saber que as opções de cervejas vão muito além da velha e boa ‘loira gelada’. É importante prestar atenção ao instigante som do abrir da garrafa, ao brilho ou turbidez do líquido, aos aromas e paladares mais diversos e envolventes”.

A frase acima é do sommelier e pesquisador de cerveja Marcio Nascimento. Durante evento realizado no Beer Gourmet em parceria com a cervejaria MR. Beer, ele diz que o primeiro passo para começar a dar mais atenção para essas características é estar aberto à novas experiências no momento de degustação.

O pesquisador de cerveja explica que os tipos de cerveja variam basicamente em três famílias de fermentação: as Largers (de baixa fermentação), as Ales (alta fermentação) e as Lambics (de fermentação espontânea).

“No Brasil, praticamente só se toma as cervejas Largers e a verdade é que existem mais de 130 estilos. Há cervejas amargas, cervejas doces, cervejas com frutas, cervejas que contém cerejas, sementes de coentro, ou chocolate. Também há cervejas super alcoólicas, então tem cervejas para todos os gostos", relatou, observando ainda que não se pode dizer que não se gosta de cerveja sem provar no mínimo diferentes estilos.

Se você gosta de cerveja já deve ter falado ou escutado a típica pedida: garçom, traz uma gela. Para apreciar melhor uma cerveja, é preciso estar atento a alguns aspectos importantes. Um deles é a temperatura. “Brasileiro tem costume de tomar a cerveja estupidamente gelada, mas isso prejudica o paladar, pois engana a papila gustativa. Abaixo dos cinco graus Celsius, nós não conseguimos distinguir os gostos e só sentimos a refrescância”, pontuou Nascimento.

Em entrevista a assessoria de imprensa do Beer Gourmet, Ìcone Comunicação, o médico Francisco Ricardo da Cunha Prado e o sobrinho Guilherme Torres da Cunha Prado, que estiveram no evento realizado pelo Beer Gourmet, acharam espetacular as dicas. “Nunca tivemos essa oportunidade antes, é interessante perceber os diferentes aromas, gostos. E tudo isso em um ambiente muito descontraído, perfeito para relaxar depois de um dia de trabalho”, afirmou Francisco.

O casal Tamirirs Poit e Eduardo Madalosso já tem o hábito de consumir cervejas especiais, apesar da prática ainda ser pouco difundida em Cuiabá. “A cerveja que tomamos no dia-a-dia é uma gota no oceano do mundo da cerveja, e como adoramos conhecer produtos diferenciados a noite foi ótima. Pudemos conhecer cervejas diferentes que podemos tomar no lugar da que normalmente tomamos e outras que vão ser bem legais para um dia especial, para se degustar mesmo”, comentou Tamirirs.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet