Olhar Direto

Sábado, 11 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Projeto garante encaminhamento de crianças e adolescentes que vivem em abrigos a ambiente familiar

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça Cível e Infância e Juventude de Barra do Garças, promoveu, na última semana, a continuidade do projeto 'Barra Solidária', no município. A segunda audiência concentrada garantiu o encaminhamento de mais seis crianças/adolescentes do abrigo municipal 'Crisálida' a um ambiente familiar, por meio da guarda provisória. O evento foi realizado durante todo o dia (das 9h às 17h), na Chácara da Igreja Assembleia de Deus.


De acordo com o promotor de Justiça Mauro Poderoso de Souza, na primeira audiência, das 25 crianças e adolescentes que viviam no abrigo Crisálida, 11 obtiveram a guarda provisória junto a um ambiente familiar. “O projeto tem como objetivo garantir o envolvimento e a sensibilização da sociedade em relação ao abandono efetivo de crianças e adolescentes que vivem nos abrigos”, afirmou.

Segundo ele, o projeto é um trabalho de parceria que envolve o Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, entidades religiosas, município, entre outras instituições, além da sociedade em geral. “A finalidade é conceder a cada criança a oportunidade de voltar para casa ou ser adotada por uma outra família”, destacou.

O promotor explica que, com a iniciativa, as audiências concentradas realizadas nas instituições sociais, exigidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), passaram a ser pautadas não apenas por questões judiciais, mas também por atividades extraprocessuais como atendimento psicológico, palestras, lanches, entrega de Bíblias aos familiares das crianças, entre outras. Dessa vez, o evento contou com a participação da Banda Municipal 'Professora Ofélia Dondo', do Grupo Abracadabra – Contadores de Histórias e palestra sobre 'Educação no Trânsito'.

Além do promotor de Justiça, também participaram do evento o juiz de Direito Jeverson Luiz Quinteiro e representantes do município, Defensoria Pública, Assembleia de Deus, Conselho Tutelar de Barra do Garças e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A próxima audiência concentrada ocorrerá no dia 26 de maio.

OFÍCIO – O promotor informou, ainda, que será expedido ofício à Corregedoria-Geral de Justiça do Estado, bem como à Procuradoria de Justiça Especializada e Defesa da Criança e do Adolescente, solicitando providências para priorizar o trâmite dos atos processuais relacionados às audiências concentradas, especificamente na elaboração de estudo psicossocial elaborado pela equipe interprofissional dos juízos, seja de Mato Grosso ou mesmo de outro Estado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet