Olhar Direto

Sábado, 11 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Projeto ‘Salvando Vidas’ muda comportamento de estudantes

A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), tem desenvolvido o projeto ‘Salvando Vidas’, com objetivo de mudar o comportamento e atitude de estudantes da rede pública e privada de ensino.


Conforme a professora Mara Regina Melo, do colégio Master Júnior, os alunos colocam em prática todo conhecimento adquirido durante as palestras ministradas pelos policiais do BPMTran. “Eles até possuem esse conhecimento. Entretanto, o diferencial, o que faz com que eles tenham a atitude mesmo, são trabalhos como esse, que faz com que tenham realmente consciência de como se comportar e agir no trânsito”, diz Mara Regina.

A estudante Fabia Ferreira dos Santos, de 10 anos, conta o que aprendeu na palestra vai transmitir para todos os amigos e, principalmente aos pais. "Eu aprendi muito hoje, que se a gente respeitar as leis de trânsito a gente contribui para não ocorrer acidentes", relata. O aluno Vinicius Caparrós Carvalho, também de 10 anos, divide a mesma opinião. "As pessoas têm que respeitar as leis para evitar o perigo no trânsito", diz.

O colégio Master Júnior é uma das seis unidades de ensino participantes do projeto ‘Salvando Vidas’, cuja finalidade é educar crianças e adolescentes para um trânsito mais seguro. As outras cinco são os colégios Poente, Gasparzinho, Tiradentes, Fênix Dourada e Escola Estadual Maria Dimpina. Nessas duas últimas o projeto já foi finalizado, e contou com a participação de aproximadamente 900 estudantes.

De acordo com o comandante do BPMTran, tenente coronel Wilson Batista, o projeto passou a ser desenvolvido a partir do momento em que o trânsito, em razão do grande fluxo de veículos, associado a circulação de pessoas, passou a registrar muitos acidentes graves. “A segurança no trânsito é uma temática atual e o que nos preocupa pelo motivo de ter registrado muitas ocorrências trágicas, porém evitáveis”, explica Batista.

Conforme o comandante, a ideia era desenvolver um projeto, que fosse uma ação educativa e que pudesse direcionar crianças e adolescentes para uma conduta positiva em relação ao tema trânsito.

Dois policiais, os soldados PM Ariatna Michelle Rodrigues e Jociley Rodrigues da Silva, são responsáveis por repassarem, de forma didática, orientações sobre a legislação de trânsito. “A gente tenta transmitir para eles, de maneira clara e pedagógica, como eles podem contribuir para a segurança no trânsito”, explica Ariatna.

De acordo com Jociley, são repassadas orientações sobre uso do capacete, faixa de pedestre, embarque e desembarque de passageiros, uso de celular e bebida ao dirigir. “Eles ficam tão envolvidos e acabam cobrando uma postura correta no trânsito de seus familiares. Teve uma situação em uma das escolas que já trabalhos, em que o pai do aluno chegou a ligar na diretoria da escola para saber do que é que o filho estava participando, porque o pai estava sendo cobrado pelo filho por causa das suas atitudes no trânsito”, relata a soldado.

Conforme Batista, o projeto teve início em março deste ano e deverá ser concluído até julho. Ao final, explica, cerca de 3 mil estudantes terão participado das palestras educativas. “Todos os estudantes participantes receberão um certificado de ‘Agente Mirim de Trânsito’ e a escola receberá o ‘Selo Trânsito Seguro’”, enfatiza.

Após finalizar os trabalhos nessas seis escolas, afirma Batista, o projeto deverá ser ampliado, com a realização em outras unidades de ensino que tenham interesse em participar.

Os diretores e coordenadores de escolas que tiverem o interesse em participar do projeto devem procurar o Batalhão de Trânsito, que está instalado anexo ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Cuiabá. Também podem obter mais informações pelo telefone 3615-4817. Os agendamentos são feitos pela 1ª tenente PM Darlene Nascimento Paiva.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet