Olhar Direto

Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Médicos ainda recomendam adiar viagem ao exterior devido à gripe suína

Embora nunca tenha existido uma restrição oficial do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde) sugerindo que as pessoas não viajassem para o exterior por causa da gripe suína, médicos infectologistas continuam recomendando o adiamento da viagem nos casos possíveis.

De acordo com os especialistas, apesar de o número de casos confirmados permanecer estável no Brasil há uma semana (desde domingo passado estão confirmados oito casos), é cada vez maior o número de países que confirmam o aparecimento de casos.

Boletim emitido pela OMS neste domingo aponta 8.480 contaminados em 39 países.

Para o infectologista Juvêncio Furtado, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, viajar para o exterior continua dependendo da necessidade de cada pessoa.

"Se a pessoa for fazer viagem de turismo, ainda é preciso adiar um pouco. Eu só recomendaria viajar para o exterior em casos de trabalho, especialmente para o México, EUA e Espanha, onde há mais casos."

Adiar é preciso

O infectologista Celso Granato, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) também recomenda o adiamento das viagens nos casos de turismo.

De acordo com Granato, se a pessoa ficar doente no exterior, por exemplo, ela poderá ter dificuldades em saber qual hospital ou qual profissional procurar. "É complicado ficar doente em outro país. E nem sempre as pessoas que viajam fazem seguro-saúde", diz o infectologista.

Já o infectologista Caio Rosenthal, do hospital Emílio Ribas, tem opinião diferente. Para ele, a situação está estabilizada e não há motivos para deixar de viajar para outros países.

"A gripe suína está se comportando como era previsto. Aumentaram os casos, mas a letalidade ainda é baixa. Por enquanto, ao que tudo indica, está havendo um refluxo. A partir de agora é vida normal", diz.

Caso a pessoa não tenha como adiar a viagem, os especialistas recomendam evitar permanecer em ambientes fechados ou aglomerados, como cinemas, teatros e estádios de futebol -pois eles facilitam uma possível transmissão do vírus.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet