Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Prefeito entrega relatório técnico da travessia urbana para vereadores

O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, entregou na manhã desta sexta-feira (27), o relatório técnico da Travessia Urbana de Rondonópolis no entroncamento das rodovias BR 163/364 para os vereadores municipais.


Acompanhado do secretário de Infraestrutura, Urbanismo e Habitação, Ronaldo Sendy Iticava Uramoto, e do assessor técnico do Ippur, João César Domingos da Silva, o prefeito esclareceu para o presidente da Câmara, Ananias Filho, e para os vereadores Lourisvaldo de Oliveira, o Fulô; Milton Gomes, o Miltão; Adonias Fernandes, Milton Mutum, Mohamed Zaher, Reginaldo dos Santos, Olimpio Alvis e Cido Silva algumas dúvidas dos parlamentares.

O redimensionamento da pavimentação da obra e a paralisação por conta da drenagem efetuado no local foram dois dos principais pontos abordados pelo gestor do executivo municipal. “O projeto foi feito em 2006, aprovado em 2007, licitado em 2008 e começou a ser executado em 2009; inicialmente o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) tinha previsto restauração do pavimento existente com espessura de 21 centímetros, solução que se mostrou ineficaz”.

Pátio lembrou que já solicitou ao Dnit que autorize, na execução da restauração da pista existente entre o Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o trevo do antigo aeroporto, o mesmo tipo de pavimento adotado entre o posto da PRF e o distrito de Santa Elvira, que tem 51,5 cm de espessura.

TRÁFEGO

No projeto aprovado em 2007, foi feita uma contagem onde se constatou que 6.627 veículos trafegavam pela travessia urbana, foi feita uma projeção para que em 2012 este tráfego fosse de 7.681 veículos, contudo o número aferido em 2012 pela administração constatou que este número é de 13.442; apontando uma diferença de 5.761. A contagem mostrou ainda que houve um crescimento significativo de veículos pesados de sete eixos.

ERÁRIO PÚBLICO

“A administração municipal veio aqui esclarecer que durante todo este tempo não houve prejuízo para o erário público; e eu corroboro esta informação, pois sei que todo o trabalho que deverá ser refeito será pago pela própria empresa que está executando, e esta informação eu obtive pessoalmente da direção da Construtora Objetiva”, disse o presidente da Câmara, vereador Ananias Filho.

Quanto ao valor pago pela administração à consultoria, o prefeito esclareceu que “o pagamento foi efetuado mediante autorização da empresa de consultoria Maia Melo, contratada pelo Dnit para fiscalizar a obra; e foi esta mesma empresa que logo depois emitiu relatório indicando que o serviço executado (abertura de um trecho de 1,5 km) encontrava-se em condições precárias de trafegabilidade”.

José Carlos do Pátio contou que vai dobrar o número de pessoas trabalhando na equipe de fiscalização da prefeitura. “Além da empresa de consultoria (Diefra), contratada pela administração para fiscalizar a obra, vamos aumentar a equipe de engenheiros que estão trabalhando nesta obra para dar celeridade ao serviço”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet