Olhar Direto

Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Câmara técnica discute sustentabilidade do trigo nesta quinta-feira na Sedraf (Atualizada)

Representantes da Câmara Técnica do Trigo (CCT) estarão reunidos nesta quinta-feira (03.04), a partir das 13 horas, na sala de reunião da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), para discutir a Lei do Fundo do Trigo (Funtrigo) junto ao Governo do Estado, sugestão de recursos para pesquisa e infraestrutura encaminhados para o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), projeto de pesquisa e validação de tecnologia em execução e a propostas do moinho para fomento da cultura do trigo em Mato Grosso.


A CTT é composta por 17 membros de diferentes órgãos do Estado, Governo Federal e iniciativa privada. O coordenador da CCT e pesquisador da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Hortêncio Paro, esclarece que durante a reunião da Câmara Técnica vai abordar o desenvolvimento da cadeia do trigo e ações do Protrigo (Programa de Apoio a Cultura do Trigo). Ele destaca que foi encerrado o plantio do trigo de sequeiro na primeira semana de março e o trigo irrigado, começa a ser plantado agora em maio.

Segundo Paro, a câmara técnica vem permitindo avanços com a realização de Unidades de Observação (UO) de trigo de sequeiro e Unidades Demonstrativas (UD) de trigo irrigado. Serão instaladas UD nos municípios de Primavera do Leste, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. “Em 1979, deu início ao cultivo do trigo no Estado, desde então, o nosso objetivo é mostrar a evolução, tecnologias utilizadas e fazer com que a cultura tenha sustentabilidade em Mato Grosso”, ressalta Hortêncio.

O encerramento da reunião está previsto para às 17h30.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet