Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

campo minado

Ambientalistas entregam documento à Dilma pedindo veto a Código Florestal

A bancada ambientalista fez ontem (9.5) mais uma investida no Palácio do Planalto para forçar o veto ao texto do novo Código Florestal (PL 1876/1999) aprovado pelo Congresso Nacional. O líder da Bancada do PV, deputado...

A bancada ambientalista fez ontem (9.5) mais uma investida no Palácio do Planalto para forçar o veto ao texto do novo Código Florestal (PL 1876/1999) aprovado pelo Congresso Nacional. O líder da Bancada do PV, deputado Sarney Filho, enviou à presidente Dilma Rousseff, um pedido formal para que ela vete integralmente o projeto.


Sarney Filho ressalta, em documento protocolado no Planalto, as implicações dos aspectos jurídicos e técnicos do novo código, alerta para os prejuízos ambientais e ainda lista as principais consequências para o País com a sanção do projeto.

“O novo texto representa um grande retrocesso na legislação ambiental, pois retira garantias extremamente importantes para a proteção do meio ambiente, como a redução e flexibilização das Áreas de Preservação Permanente e da Reserva Legal, além da anistia aos que desmataram ilegalmente até 2008”, exemplificou.

O deputado ressaltou que a provação dessa nova lei institucionalizará a “opção pelo atraso”, no lugar de escolher a liderança mundial em prol da economia verde. “Teremos todos que arcar com as consequências dessa opção equivocada”, assinalou o líder do PV.

Para Sarney Filho, a liderança do Brasil na Rio+20 também “ficará comprometida se vencerem as forças políticas que insistem em dilapidar e descaracterizar o Código Florestal ao invés de aperfeiçoá-lo, fazendo-o instrumento eficiente do desenvolvimento limpo e responsável”.

“Cabe à sociedade como um todo dizer não à proposta que estão nos impondo. Vamos fazer coro com os nossos jovens, que têm muito a nos ensinar e clamar: Veta Dilma,” acrescentou o deputado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet