Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Sem a regularização ambiental, assentados de Nova Ubiratã não terão acesso a recurso e moradia

Os pequenos produtores rurais dos assentamentos do distrito de Entre Rios, em Nova Ubirtatã, terão acesso aos financiamentos oficiais e a moradias após o desembargo ambiental da área pelo Instituto Nacional de Meio Ambiente (Ibama). A informação é da secretária municipal de Meio Ambiente, Bernadete Rechmann.


Ela explica que, até o momento, apenas 62% dos lotes apresentam situação regular. “O restante é tudo irregular. E para conseguir desembargar os assentamentos o Ibama exige que pelo menos 70% das propriedades tenham o CAR [Cadastro Ambiental Rural] pronto. Apesar de todos os investimentos que a Prefeitura de Nova Ubiratã está fazendo, não vamos conseguir tirar o Entre Rios do embargo sem o apoio do Incra”.

Quatro lotes situados nos projetos de assentamentos Boa Esperança I, II e III que providenciaram o CAR já foram liberados em abril e maio através de um termo de desembargo emitido pelo Ibama. “Esse pessoal já está encaminhando seus projetos ao Banco do Brasil para receber recursos e recomeçar os investimentos em suas propriedades”, pontua Bernadete.

Outros 120 lotes tiveram o CAR protocolado na Secretaria Estadual de Meio Ambiente. “A Secretaria de Meio Ambiente de Nova Ubiratã está conectada à Sema e a partir dessa semana começaremos a informar os demais lotes que começam a ser liberados. E, conforme acontece a liberação, a gente encaminhará ao Ibama o requerimento com a solicitação do termo de desembargo”, explica.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet