Olhar Direto

Domingo, 04 de agosto de 2024

Notícias | Cultura

Advocacia de Mato Grosso comemora hoje Dia de Santo Ivo

Os advogados de Mato Grosso comemoram nesta terça-feira, 19, o Dia de Santo Ivo, padroeiro dos advogados. Uma missão no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil em Várzea Grande marcou a data na Grande Cuiabá.

Os advogados de Mato Grosso comemoram nesta terça-feira, 19, o Dia de Santo Ivo, padroeiro dos advogados. Uma missão no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil em Várzea Grande marcou a data na Grande Cuiabá. A tarde, haverá entrega de carteiras para acadêmicos em prática de estágio e para bacharéis aprovados no Exame de Ordem. Em mensagem, o presidente da OAB no Estado, Francisco Faiad, pediu que a forma como o santo padroeiro agiu em vida seja um norte para toda a classe. Em vida, Ivo de Kermartin era visto como um homem que atuava na defesa intransigente dos injustiçados e dos necessitados – o que lhe valeu o título de “advogado dos pobres”.


O Santo Padroeiro dos advogados nasceu na Bretanha, França, e foi em Paris que mostrou o brilho da sua inteligência, no estudo da Filosofia, da Teologia e do Direito. Graduou-se em Direito Civil e Direito Canônico. Era da ordem dos Franciscanos. Ivo demonstrou espírito diplomático e conciliador. Através de sua imparcialidade e conhecimento jurídico, ele desfazia as inimizades e se tornava exemplo até para os que derrotados das cizânias

Ao fazer a defesa dos pobres e necessitados, disse Faiad, Santo Ivo atuou de maneira firme na defesa do Estado Democrático de Direito – que vem a ser o pilar de sustentação da sociedade moderna e participativa.

Os anais hagiográficos relatam que, certa vez, Santo Ivo livrou uma mulher pobre da prisão, sob suspeita de roubo. Era início de primavera quando chegou aos ouvidos de Santo Ivo que uma mulher acusada de roubo estava para ser julgada e poderia ficar perpetuamente na prisão. Ao saber dessa informação, se dirigiu a prisão para conversar com a mulher e ajudar no necessário. Na conversa, a mulher contou que dois homens haviam dado uma mala repleta de ouro para guardar e que só poderia ser devolvida na presença dos dois. Aconteceu que um dos homens usando de violência lhe obrigou a devolver a mala.

O segundo homem ao encontrar a mulher perguntou-a sobre a mala e a mulher respondeu que o outro homem havia levado. Então, este homem carregou a mulher até a prisão e lhe acusou de roubo. Santo Ivo, neste ínterim, lançou uma tese de defesa para a mulher e conseguiu demonstrar cabalmente que a mesma havia sido enganada por dois farsantes. “Que esse o exemplo de Santo Ivo possa ser lembrado sempre no ofício da advocacia” – acentuou Faiad.

Oração de Santo Ivo

"Glorioso Santo Ivo, lírio da pureza, apóstolo da caridade e defensor intrépido da Justiça. Vós que, vendo nas leis humanas um reflexo da lei eterna, soubestes conjugar, maravilhosamente, os postulados da Justiça e o imperativo do amor Cristão, assiste, iluminai, fortalecei a classe jurista, os nossos juízes e advogados, os cultores e intérpretes do Direito, para que, os seus ensinamentos e decisões, jamais se afastem da equidade e da retidão. Amem eles a justiça, para que consolidem a paz; exerçam a caridade, para que reine a concórdia; defendam e amparem os fracos e desprotegidos, para que, propostos todos os interesses subalternos e toda sujeição de pessoas, façam triunfar a sabedoria da lei sobre as forças da Justiça e do mal. Olhai, também, para nós, glorioso Santo Ivo, que desejamos copiar vosso exemplo e imitar as vossas virtudes. Exercei, junto ao trono de DEUS, vossa missão de advogado e protetor nosso, a fim de que nossas preces sejam favoravelmente despachadas e sintamos os efeitos do vosso patrocínio."

Amém.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet