Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Muralha no tatame: na luta para ser titular do Fla, ele volta a ser judoca

Antes da quadra de futsal e do campo, tatame. Foi por pouco que Muralha, volante do Flamengo, não seguiu a carreira de judoca. Foi pelo pai, Jorge Luiz, que ele chegou à arte marcial quando tinha seis anos. Pegou gosto pelo esporte na infância, disputou campeonatos e avançou níveis. Chegou a usar a faixa laranja (quinta graduação), mas curiosamente foi uma aula de judô que o levou ao futebol.


- Meu pai gostava muito de ver os judocas nas Olimpíadas e ele me colocou para fazer judô. Me destaquei lá para ir para o futebol através de uma bolinha de meia que tinha sempre antes do aquecimento.

Por um tempo, Muralha andou por dois caminhos, só que o talento pesou.

- Até os nove anos eu estava lutando e jogava futsal no Vasco. Era judô à tarde e futebol à noite. Era uma correria, esta muito cansativo. Depois que conheci os caminhos da bola, tinha um certo dom para o futebol, mudei o rumo.

A escolha, segundo ele, não foi tão fácil. Dá saudade dos amigos e do esporte.

- Sempre dá saudade, gostava muito de judô. Naquela época deu uma saudade enorme, mas tinha uma meta para seguir no futebol e deu tudo certo.

Quase uma década depois, já profissional do Flamengo, Muralha, de 19 anos, aceitou o convite do GLOBOESPORTE.COM para voltar ao tatame e mostrar o que ainda sabe fazer. Na sede do clube, na Gávea, o jogador teve um encontro com Mauro Moura, de 20 anos, judoca do Rubro-Negro desde fevereiro e atual campeão do Troféu Brasil de Judô na categoria até 81 kg. Pela idade e pelo peso, poderiam ser adversários. Com 79 kg, Muralha também seria meio-médio.

Depois de uma rápida conversa, Mauro e Muralha passaram a trocar golpes: Ippon Seoi Nage, Ouchi Gari, O Soto Gari, Tomoe Nage... Cerca de meia hora de quedas e memórias para o jogador do Flamengo, que foi aprovado.

- Está ótimo, mais que perfeito. Pode até trocar os campos pelo tatame (risos). Aos 19 anos, ele tem muita coisa pela frente, dá para aprender muito mais. Ele tem o básico do judô, faz movimentos certos, tem a pegada forte, tudo certo. Corrigi algumas coisas, mas está certinho. Para quem está parado há muito anos, com certeza está apto para lutar. Se tivesse que treinar, teria condições – avaliou Mauro, que também tentou ser jogador de futebol.

- Fiz até teste no Flamengo, queria jogar no meio-campo, cheguei a jogar de profissional no Resende. Fui fazer um teste no Flamengo, meu tio ficou falando para jogar na lateral direita, mas era muito diferente. Meu espaço era mais do meio para frente. Estou no judô há 18 anos. Nasci em família de judoca, praticamente de quimono. Sempre foi a minha paixão, tanto que não larguei quando tentei o futebol.

Muralha não falou só de judô. O futebol do Flamengo não anda bem das pernas. Sofreu dois duros golpes com as eliminações na Libertadores e no Carioca e entra pressionado no Campeonato Brasileiro. Neste sábado, estreia contra o Sport, às 18h30m (de Brasília), na Ilha do Retiro. O jogador também comentou a busca pela vaga de titular com Joel Santana. Hoje, ele tem ficado na equipe de baixo nos treinos.

Abaixo, o internauta confere os principais trechos do papo com o volante.

Há quanto tempo não pisava no tatame?

Muito tempo. Comecei com seis anos, deve ter uns nove, dez anos, por aí. Relembrei um pouco a época que fazia judô, as competições. Era tudo uma diversão. Dá saudade de aplicar os golpes

Conseguiu lembrar da execução dos golpes?

Fiquei um tempo afastado, perdi a noção de cair, de aplicar os golpes, mas o Mauro foi me orientando, acertando, foi tranquilo.

E você acompanha as competições?

Gosto. Quando tenho tempo, se passar na televisão, eu vejo.

Algum judoca que goste?

Flávio Canto, Aurélio Miguel. São os principais.

O que o judô te proporcinou?

Acho que o principal é o foco, concentração, o jeito de cair ajuda no campo. Você entrar no estádio com 30 mil, 50 mil pessoas, está focado naquilo, na luta.

Dá para fazer alguma relação entre os dois esportes?

O bote certo para marcar é como o momento certo de dar o golpe, chegar junto na bola. O mais importante é estar concentrado e pensando no que vai fazer na frente.

Está acabando um período sem jogos para o Flamengo, de quase um mês. Você já foi titular, e o Joel Santana busca o time ideal para o Brasileiro. Qual a sua expectativa para a competição?

Por ser um jogador novo tenho que trabalhar, correr atrás, sempre está faltando alguma coisa. Essas semanas de trabalho foram boas, estamos bem focados para conseguir três pontos na estreia.

Há algum ponto positivo nesse tempo parado?

Estamos treinando tudo. O Joel na parte tática, o Ronaldo Torres na física. Estamos trabalhando para fazer uma boa partida, estão todos bem, inteiros.

Que avaliação você faz do seu desempenho?

Com 19 anos, a experiência que estou passando no Flamengo, um clube de tradição, é muito importante. Mas sempre procuro algo mais, tenho treinado faltas, pênaltis. Estou satisfeito, tranquilo e preparado para jogar o Brasileiro.

Como você vê o grupo em relação aos concorrentes?

O Flamengo vem para chegar, para ser campeão. Uma renovação está sendo feita, contratações, o Brasileiro é muito longo, jogadores ficam suspensos, se machucam, tem que ter elenco. Contratações estão chegando, e o grupo está aceitando numa boa.

Gostou da chegada do Zinho?

Ele é bem tranquilo, simples, fala nossa língua, é mais tranquilo de dialogar, jogou no Flamengo, é experiente. Falou que tudo que precisar é só falar com ele. Tinha a imagem dele no tetracampeonato da Seleção Brasileira e sabia que ele tinha vencido alguns títulos pelo Flamengo. É um vitorisoso, é bom que se junte ao grupo. É um cara que tem o nosso respeito e vamos trabalhar com ele.

Estava faltando uma figura de ligação com a diretoria?

Estava faltando, sim. O Zinho assumiu e fica mais tranquilo. Ele sabe o que acontece, já passou por tudo que passamos. Vai ajudar bastante no Brasileiro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet