Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Senhor Brasileirão: títulos e recordes fazem de Luxa um trunfo do Grêmio

É publico que o Grêmio busca reforços para aumentar as chances de boa campanha no Brasileirão. No entanto, é muito provável que o grande trunfo durante os longos pontos corridos esteja mesmo à beira do gramado, enfiado num terno bem cortado. Com títulos e recordes, Vanderlei Luxemburgo surge como um especialista na competição a serviço do clube gaúcho, que estreia neste domingo, contra o Vasco, no Rio.


Os números impressionam. Além de ser o técnico com mais títulos no Brasileirão (cinco), também é o comandante com maior número de vitórias e o recordista em número de partidas disputadas.

Luxemburgo já mostrou que sabe o caminho das vitórias no Brasileirão, independentemente da fórmula. Três de seus títulos foram nos tempos de mata-matas, além de mais dois na nova era dos pontos corridos. Foi o primeiro técnico vencedor com esse regulamento, em 2003, com o Cruzeiro. Na ocasião, alcançou incríveis 72,4% de aproveitamento - desempenho até agora inatingível no país.

Seu aproveitamento em 571 jogos de Série A é de 58,8% - campanha suficiente para se chegar com sobras à Libertadores. Esse objetivo foi alcançado na última edição, quando ainda defendia o Flamengo.

Nos pontos corridos, Luxa tem como saudável mania alcançar a zona de classificação à competição continental. Passou em branco apenas em 2009 e 2010, únicas oportunidades em que treinou em duas equipes diferentes numa mesma edição. Sequência para Luxemburgo é, portanto, sinônimo de campanhas consistentes.

De acordo com o técnico, a busca pela vaga na Libertadores não era tão valorizada no início da fórmula. Agora, todos a procuram com sofreguidão, como se fosse um título. Apesar dos números positivos, Luxa prefere minimizar a alcunha de "especialista". Afirma que os rumos Brasileirão já não são segredo para ninguém.

- Todos os clubes descobriram como se joga o pontos corridos. Se entrar na zona do rebaixamento, dificilmente consegue sair. Digo, de um time grande. A zona da Libertadores foi valorizada e todos querem entrar. Lá atrás, ninguém valorizava. Aqui no sul, Inter e Grêmio, sempre valorizaram. Agora todos querem. Quem frenquenta mais vezes, uma dia vai ganhar. Quem vai uma vez tem mais dificuldade - apregoa.

A chave, então, é tentar imitar as resoluções de quem já venceu. No caso de Luxemburgo, basta olhar para trás e seguir os próprios passos. O pontapé inicial será neste domingo, às 18h, diante do Vasco, em São Januário, na estreia do Grêmio no Brasileirão.

O especialista: Luxemburgo em sete atos na história do Brasileirão

Técnico Vanderlei Luxemburgo contra o Cruzeiro-RS (Foto: Grêmio/Divulgação)

* Tem 571 jogos na Série A:
274 vitórias, 139 empates e 158 derrotas

* Campeão cinco vezes: 1993/94 (Palmeiras), 1998 (Corinthians), 2003 (Cruzeiro) e 2004 (Santos)

* Técnico com maior número de títulos

* Recordista em número de jogos (571)

* Técnico com maior número de vitórias (274) em jogos da Série A do Brasileiro

* Treinador que mais dirigiu o Santos em Brasileiros (174 jogos)

* Segundo técnico em jogos de Brasileiro pelo Corinthians (59) e Palmeiras ( 132)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet