Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

quadrilha

Polícia Federal desmonta quadrilha que desmatava em Roraima

A Polícia Federal iniciou nesta quarta-feira (23) uma operação para desmontar uma quadrilha que...

A Polícia Federal iniciou nesta quarta-feira (23) uma operação para desmontar uma quadrilha que cometia crimes ambientais em Roraima. A quadrilha inclui funcionários públicos, entre eles agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão que serve para combater crimes desse tipo.


Entre os anos de 2011 e 2012, o desmatamento cresceu 363% no estado. Os números chamaram a atenção do Ibama e da Polícia Federal, que iniciaram uma investigação há mais de um ano. Foi descoberta uma rede de corrupção que possibilitou a fraude de documentos junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e à Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh).

Com as fraudes, a quadrilha obteve autorização para desmatar uma área de 21 mil hectares – equivalente a 21 mil campos de futebol –, e extraiu 1,4 milhões de metros cúbicos de madeira – o que dá para fazer uma fila caminhões de São Paulo até Brasília.

Ao todo, foram emitidos 44 mandados de prisão e seis mandados de busca e apreensão, sendo quatro deles em órgão públicos. A Justiça também autorizou 18 afastamentos de funções públicas, além da suspensão de autorizações de desmatamento, entre outras medidas. No total, 115 pessoas, entre “laranjas” e familiares, serão indiciadas.

Foram identificados como membros do grupo oito servidores do Ibama/RR – entre eles o chefe de fiscalização –, três servidores do Incra/RR, além de funcionários de órgãos locais, madeireiros, empresários e “laranjas”.

Eles terão que responder, na medida de suas participações, pelos crimes de corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, prevaricação, coação no curso do processo, violação de sigilo profissional, extração ilegal de madeira, usurpação de bens da União, entre outros.

A operação recebeu o nome de Salmo 96:12, trecho da Bíblia que diz “Regozijem-se os campos e tudo o que neles há! Cantem de alegria todas as árvores da floresta”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet