Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Riocentro recebe últimos ajustes de infraestrutura antes da Rio+20

Riocentro recebe últimos ajustes de infraestrutura antes da Rio+20
Para receber a Rio+20, Conferência das Nações Unidades sobre Desenvolvimento Sustentável, o Riocentro, principal local do evento, na Zona Oeste do Rio, passa por obras que vão desde a parte estrutural à elétrica.


Nesta quarta-feira (30), o local foi aberto pela primeira vez à imprensa pelo comitê de organização do encontro. O trabalho nos pavilhões segue em ritmo acelerado e a previsão é que tudo esteja pronto no dia 13 de junho, data marcada para iniciar a cúpula da ONU.

A Rio+20 recebe este nome por ocorrer vinte anos depois da Rio 92 (também conhecida como Eco 92), considerada a maior conferência sobre meio ambiente já realizada, que popularizou o conceito de "desenvolvimento sustentável".

A conferência ocorre de 13 a 22 de junho e está dividida em três partes: 13 a 15 acontecem as últimas negociações sobre o "Rascunho Zero"; de 16 a 19, o Riocentro recebe o evento "Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável" e de 20 e 22, é a vez do segmento de alto nível, que contará com a presença de ao menos 102 chefes de Estado confirmados.

Em obras
O que se vê pelos corredores ainda são móveis embrulhados, tendas, tapumes e fios espalhados. Segundo o secretário Nacional de Organização da Rio+20, ministro Laudemar Aguiar, as obras estão em fase de finalização. De acordo com ele, operários trabalham "24 horas por dia, de domingo a domingo" para que o Riocentro será entregue à ONU no dia 5.

“Nós estamos preparados para receber até 38 mil credenciados, que é a capacidade máxima do Riocentro. Tem pavilhões que já estão 95% prontos, outros estão 89% prontos, mas isso não importa. O que importa é que no dia 5 entregaremos [o local] à ONU e antes do início da conferência ele estará pronto. Estamos dentro do cronograma”, disse ele.

O pavilhão 3 será destinado às 194 delegações e agências das Nações Unidas. De acordo com Aguiar, todas terão um escritório, com cerca de 25 metros quadrados. O Brasil vai ocupar o maior espaço dentro do pavilhão. “Foram oferecidos escritórios aos países, desde as Ilhas Marshall aos EUA. Quem pediu um espaço maior, nós demos, mas todos terão seus espaços para receber autoridades”, completou.

Ainda de acordo com o general Otávio Santana do Rêgo Barros, da 4ª Brigada de Infantaria Mobilizada, a segurança no Riocentro será reforçada por 1,2 mil homens das Forças Armadas. Homens da Polícia Federal também vão atuar no policiamento, inclusive com o auxilio de cães farejadores.

Para fazer o transporte de todos os credenciados para o evento, serão utilizados 350 ônibus. A entrada principal será pelo pavilhão 1, que também vai concentrar o escritório da ONU, a parte logística e bancos. Já o pavilhão 5, principal local da conferencia, onde será realizada a plenária e o encontro dos chefes de Estados, é mantido a portas fechadas por questões de segurança e orientações da própria ONU.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet