Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

População várzea-grandense discute a implantação da Unemat na Baixada Cuiabana

A Audiência Pública para discutir a implantação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), contou com um número expressivo de cidadãos da cidade industrial, que participaram ativamente apontando pontos de vistas diversificados. O Plenário da Câmara de Várzea Grande nesta quinta-feira (31), foi o local do debate democrático popular. A universidade tem a finalidade de atender a demanda universitária de 13 municípios da baixada cuiabana.


O secretário de Assuntos Estratégicos, Yenes Magalhães que na ocasião representou o prefeito municipal, Sebastião Gonçalves, disse em seu discurso que a universidade do Estado de Mato Grosso será um grande avanço na área educacional superior do município. Que o prefeito tem defendido este projeto para Várzea Grande, porque a cidade não pode continuar sendo cidade dormitório de Cuiabá. A área para a construção da obra foi disponibilizada, 20 hectares, localizada no bairro Chapéu do Sol, localidade que também receberá UFMT e IFMT, se tornando em um parque tecnológico de referência nacional de forma organizada.

“A Região da Passagem da Conceição está desenvolvendo muito, e com desenvolvimento sustentável, com estes investimentos o município será maior que Cuiabá, porque em Várzea Grande, está mudando o foco de desenvolvimento. A Barra do Pari está em pleno desenvolvimento, porém, planejado e ordenado. Temos que fazer com que a população não precise se deslocar para Cuiabá para realizar as coisas, e sim, encontre todas as demandas implantadas no próprio município. O shopping que receberemos em breve será maior do que da capital, a maior planta da América Latina de Biodiesel vai ser estabelecido na cidade industrial, seguidos de investimentos dos grupos Extra e Havan”, destaca Yenes.

Aproveitando a discussão o secretário fez um apelo ao deputado Emanuel Pinheiro, idealizador do projeto da implantação da Unemat na baixada cuiabana, que o parlamentar analise o pólo industrial de desenvolvimento social e econômico que tem tornado a cidade e devolva o apoio depositado pela população e pelo prefeito em sua candidatura, implantando assim, a Unemat em Várzea Grande.

O projeto que vem sendo defendido há 10 anos pelo vereador, Wilton Coelho, ganhou adeptos de toda cidade. Os estudantes do município que sonham em ingressar em um curso superior ainda este ano, ultrapassa o número de três mil estudantes. “A cidade com 145 anos e mais de 260 mil habitantes não possui uma universidade pública, e o município está à frente, pois, já tem a área apropriada para a construção da obra, a área não é o problema. Só falta mesmo a decisão positiva do reitor. Nosso povo quer, nosso povo merece, será um sonho realizado. Continuarei nesta luta em favor do povo várzea-grandense, são mais de 70 mil alunos torcendo pela instalação em Várzea Grande, e vamos conseguir”, comemora Wilton.

O vereador solicitou empenho do deputado para que a Unemat se institua na cidade, que o projeto sai do papel e garanta a instalação em Várzea Grande. A universidade conta com recursos já sinalizados para a construção na ordem de R$ 300 mil reais, oriundos de emenda parlamentar do deputado Emanuel Pinheiro.

Segundo o deputado, a implantação de um campus da Unemat vai contribuir para o aumento do acesso do cidadão a uma instituição pública gratuita de qualidade, contribuindo também para o acesso de todos os municípios que compõem a baixada cuiabana.

A criação de um campus da Unemat em Cuiabá vai aumentar consideravelmente o número de vagas e o acesso da população à educação de qualidade e gratuita.

Participaram da Audiência Pública sociedade civil organizada, estudantes do ensino médio, professores, diretores, presidentes de bairros, autoridades municipais e estaduais, dos poderes executivo e legislativo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet