Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

Concurso de redação estimula crianças e adolescentes a denunciarem abuso e exploração sexual

Nesta sexta-feira, 15, crianças de quatro escolas da rede municipal da educação, foram premiadas como vencedoras do Concurso de Desenho e Frase realizado pela Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e do CREAS.


O concurso teve o objetivo de sensibilizar crianças e familiares para a denúncia e a prevenção da violência contra crianças e adolescentes. O concurso também é parte das atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio.

A premiação aconteceu no Centro Cultural de Cáceres com a presença dos estudantes, pais, professores e equipe organizadora do concurso. As escolas escolhidas para participar estão inseridas em bairros que, segundo a Coordenadora do CREAS, Cláudia Queiroz, apresentam os maiores índices de vulnerabilidade.

Os alunos que participaram do concurso foram selecionados pela diretoria das escolas, de acordo com o potencial e a metodologia de ensino de cada escola. Os alunos foram divididos em duas categorias: 07 a 11 e 12 a 15 anos.

Maria Ângela Cardozo, assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, destacou que essa proposta é muito importante, uma vez que a escola é o lugar onde a criança ou o adolescente se sente seguro, quando algo não está bem em casa. “Diante disso, os professores são os primeiros a detectar algo de errado, a notar as transformações e a mudança de comportamento da criança”.

Segundo ela, levar esta temática para a sala de aula, só reforça a sentença de que a criança pode contar com a comunidade escolar e mais, proporciona mais liberdade para que ela se sinta a vontade para fazer uma denúncia caso sofra maus tratos.

A secretária de Ação Social Denise Carvalho reforçou que todo abuso contra crianças e adolescentes deve ser combatido por cada um de nós, quer seja poder público, ou professores, pais e a sociedade de forma geral.

O prefeito Túlio Fontes ressalta que a Prefeitura Municipal não tem medido esforços para coibir a violação dos direitos das crianças e dos adolescentes e para sensibilizar a sociedade para o combate a este crime, através dos inúmeros projetos da Secretaria de Ação Social.

“Queremos formar cidadãos conscientes, seja através dos investimentos na educação, seja através dos projetos de assistência às famílias”, destacou ele.

As crianças premiados na manhã desta sexta-feira, no concurso de frase, foram:


1º - lugar: Luciano Douglas Chaves da Silva – 13 anos – EMPA – 7º Ano;

2º - lugar: Matheus Miranda Spinola da Silva – 13 anos – Vitoria Regia – 8º Ano;

3º - lugar: Rafael do Couto – 12 anos – EMPA – 7º Ano;

4º - lugar: Gislene Paiva da Silva – 13 anos – EMPA – 7º Ano;

5º - lugar: Rosangela da Silva Nunes – 12 anos – EMPA – 7º Ano;

6º - lugar: Isabela Sevane Ramos – 13 anos – Vitória Régia – 8º Ano

Já no concurso de desenho, os vencedores foram:

1º - lugar: Andrey Pereira Pires – 10 anos – Vitória Régia – 5º Ano;

2º - lugar: Eloisa F. Ortega – 11 anos – Tancredo Neves – 5º Ano;

3º - lugar: Beatriz Tomazelli – 10 anos – Tancredo Neves – 5º Ano;

4º - lugar: Marcos Gabriel Borges Rondon – 8 anos – Vitória Régia – 3º Ano;

5º - lugar – Renatiely de Jesus Correa - 10 anos – EMPA – 4º Ano;

6º - lugar – Amanda Santos Silva – 10 anos – Tancredo Neves – 5º Ano.

A Comissão Organizadora do concurso foi formada por: Cláudia Queiroz (Creas), Camila Rangel Ortiz Santos (SMAS), Fernando Miguel Artiaga da Silva (Conselho Tutelar), Paulo Eduardo Santana (CRAS I) e Maria Ângela Cardozo de Oliveira (Secretaria Municipal de Educação).

Os membros agradecem a todos os patrocinadores que colaboram com os prêmios e que aceitam a proposta de ajudar na conscientização e na prevenção do Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet