Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Meio Ambiente

Empresa rompe tubulação e esgoto é despejado direto no Rio Vermelho

Foto: Reprodução

Empresa rompe tubulação e esgoto é despejado direto no Rio Vermelho
De forma acidental, uma retroescavadeira perfurou uma tubulação no bairro Vila Canaã, bairro ribeirinho próximo ao Rio Vermelho. O diretor técnico do Sanear, Marcos Brumatti explicou que a empreiteira responsável pela obra no Jardim Ipanema iria começar a construção da Estação Elevatória de Esgoto na próxima segunda-feira (18) juntamente com a empresa responsável pela fiscalização.


Entretanto, as obras foram iniciadas hoje, sem a devida fiscalização. Com isso, uma das retroescavadeiras que atuava no local acabou atingindo a rede de 800 mm, o que acarretou no vazamento dos resíduos. Para evitar um dano maior, logo que o acidente ocorreu, o Sanear enviou ao local os engenheiros responsáveis e um caminhão limpa fossa para evitar que os resíduos fossem parar no Rio Vermelho.

A empreiteira contratada é responsável pela reparação do dano ocorrido no local. “Primeiro nós vamos secar o esgoto com o limpa fossa, para verificar onde foi o local exato danificado. Depois, e empreiteira vai trazer um soldador para resolver o problema”, afirmou.

O Sanear já fez um Boletim de Ocorrência sobre o acidente e contatou os órgãos responsáveis, ou seja, as Secretarias Estadual e Municipal de Meio Ambiente e o Ministério Público, para que as devidas providências sejam tomadas.

O Diretor Geral do Sanear, Jean Carlos Lopes Lino, também esteve no local para verificar a situação e afirmou que o Sanear não vai se esquivar da responsabilidade e vai tratar do assunto com a devida transparência e importância que deve ter. Ele disse ainda que está a disposição para qualquer esclarecimento.

Rigor e fiscalização

Assim que chegou de viagem de trabalho em Cuiabá na tarde deste sábado (16), o prefeito de Rondonópolis, Ananias Filho, visitou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para verificar in loco o despejo de esgoto no Rio Vermelho, devido ao rompimento de uma tubulação, de forma acidental, por uma construtora da cidade. Ele foi a ETE acompanhada do secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Gobbis, secretária de Governo, Eulália Oliveira, e a diretoria do Sanear.

O prefeito cobrou agilidade e rigor para a resolução de problema. "Admitimos o erro, foi uma imperícia da empresa. O recurso proveniente da multa aplicada será revertida em benefícios para a região atingida. Quero que o problema seja sanado o mais rápido possível e vou ficar em cima cobrando e fiscalizando", disparou Ananias.

Conforme o chefe do executivo municipal, a própria administração registrou boletim de ocorrência pelo acidente e espera que a Justiça cumpra o seu papel e puna os responsáveis.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet