Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

memória viva

Bisneto de Rondon participa de feira sobre indigenista desbravador em MT

A feira foi realizada dias 15 e 16 de junho em General Carneiro, onde funcionou um telegráfo instalado por Rondon em 1902. Durante o evento promovido pela Associação Dom Bosco foram inauguradas as ruínas do 1° telegráfo e um bisneto do marechal foi destaque na feira.

Foto: Ronaldo Couto

bisneto de Rondon participa de feira em MT

bisneto de Rondon participa de feira em MT

Bisneto de Marechal Cândido Rondon, Dagnel Enore, 20 anos, descendente da etnia Pareci, foi atração durante a segunda feira de artesanato sobre o desbravador no município de General Carneiro (454 km de Cuiabá). Ele acompanhou as homenagens prestadas a Rondon com inauguração das ruínas do primeiro telégrafo implantado na divisa de Mato Grosso com Goiás, em 1902.


Dagnel explicou que o avô dele, indígena, Maximiamo Enore, foi adotado ainda criança por Rondon durante seu trabalho de integração, na cidade de Mimoso, onde conviveu com a tribo do Parecis.

“Ele ensinou meu avô a trabalhar com telegrafia”, relembra o jovem estudante de administração e que atua como músico numa banda gospel de Cuiabá e se apresentou em General Carneiro dia 15 de junho.

Dagnel conta que um livro escrito na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) sobre a história do avô Maximiano, que morreu aos 84 anos em Cuiabá. “Minha famílias tem várias peças dos telégrafos com os quais meu avô trabalhou”, acrescentou.

A organizadora da feira Cândido Rondon e da Associação Dom Bosco, Sabrina Musazzi, ficou surpresa pela visita do bisneto de Rondon na feira e destacou que o evento tem objetivo de relembrar a história do desbravador e dar oportunidade aos artistas plásticos da região de General Carneiro.

“Os artesãos tiveram oportunidade de mostrar seus trabalhos em quadros e peças de barro, entre outros objetos”, frisou. O público prestigiou uma amostra de fotos de Rondon e os achados históricos de bobinas, produtos químicos e pedaços de postes de madeiras da primeiro telégrafo da região. .

A assessora da Prefeitura de General Carneiro, Liliane Ribeiro, informou que o prefeito Juraci Buchudo (PT) deu total apoio ao evento através da prefeitura. A próxima feira já está marcada para 2013.



Atualizada
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet