Olhar Direto

Domingo, 04 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

segurança na fronteira

Drogas apreendidas e veículos recuperados lideram ocorrências atendidas pelo Gefron

Foto: Gefron-MT

Drogas apreendidas e veículos recuperados lideram ocorrências atendidas pelo Gefron
A preocupação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, em assegurar mais investimentos para melhorar o policiamento na região de fronteira de Mato Grosso se traduz nos inúmeros veículos recuperados, antes que possam ser trocados por drogas na Bolívia, e nas toneladas de entorpecentes apreendidas em toda a fronteira, oriundos do país vizinho.


Apenas nos primeiros quatro meses deste ano, quase 70 quilos de drogas como maconha e pasta base de cocaína foram apreendidos em fiscalizações de rotina nos postos fixos e móveis do Grupo Especial de Fronteira (Gefron). A vulnerabilidade da fronteira Oeste do País justifica a presença de uma força especializada em atuar no combate ao principal crime que fomenta de forma direta ou indireta, inúmeras outras ocorrências criminais, o tráfico de drogas.

Desde que o grupamento, uma força integrada que reúne profissionais das Polícias Militar e Civil de Mato Grosso, começou a trabalhar na região em 2004, uma faixa de fronteira com 983 quilômetros e que separa vários municípios mato-grossenses da Bolívia, mais de uma tonelada de entorpecentes foram apreendidos.

Veículos como moeda de troca

Outro crime que fomenta o tráfico de drogas é o roubo de veículos, especialmente aqueles que encontram mercado favorável em território boliviano como moeda de troca por entorpecentes. Entre 1º de janeiro e 20 de maio deste ano, o Gefron já recuperou 37 veículos entre carros de passeio, camionetes, utilitários, caminhões, motos, máquina agrícola, carreta e até um guincho. Entre os dez carros de passeio recuperados estão 4 Honda Civic, um modelo bastante visado para roubo ‘sob encomenda’, cuja troca por droga é antecipadamente acertada, conforme alertam policiais do grupamento. Outros modelos também visados para roubo e troca na Bolívia são camionetes modelos Hillux e L-200.

No final do mês de abril, uma empresa de Campo Verde recebeu uma encomenda para serviço com um caminhão guincho. Era uma cilada para roubar o veículo, cuja ocorrência foi imediatamente registrada pela proprietária da empresa e repassada aos órgãos de polícia na região de Campo Verde e da fronteira.

Conduzido por três homens, o veículo chegou até a região de Cáceres, na localidade de Roça Velha, e foi recuperado depois de troca de tiros entre os condutores e policiais do Gefron que já tinham alerta sobre a ocorrência.

O coordenador em exercício do Gefron, major Flávio Ramalho, frisa que os números do Gefron reforçam a necessidade de constante monitoramento da faixa de fronteira, com mais apreensões e ocorrências geradas a cada ano. Ele destaca ainda que entre os veículos apreendidos um número a observar é o de motos, neste ano já foram 13 recuperadas, pois são modelos mais fáceis de trafegar pelas estradas vicinais de terra.

Estrutura

O Gefron trabalha em uma faixa que vai de Cáceres a Comodoro, em uma extensão de 983 quilômetros de fronteira, sendo 233 de região alagada. São ao todo cinco pontos de fiscalização fixos instalados nos municípios de Cáceres e Porto Esperidião, Vila Cardoso, Matão, Avião Caído e Barreira do Limão). Além disso, os policiais também trabalham em mais 10 pontos ao longo da fronteira em esforço conjunto com técnicos do Indea e Ministério da Agricultura na operação “Contendo a Aftosa”.

A Sejusp está concluindo a reforma de todas as bases fixas do Gefron e melhorando a logística do grupo com a troca de veículos como as GEFRON/ MT

Entorpecente e dinheiros apreendidos por policiais do Gefron
camionetes e aquisição de um ônibus. Hoje, o grupamento trabalha com veículo como HomeCar, motos, camionetes com tração 4x4, cães farejadores.

Outra ferramenta de suporte importante aos trabalhos de policiamento NBA fronteira é o emprego de uma aeronave, o que dará mais agilidade às ações. A Sejusp está adquirindo mais um helicóptero para o Centro Integrado de Operações Aéreas, que irá empregá-lo para apoiar o trabalho das polícias. “A intenção do Estado é reforçar de maneira ainda mais incisiva as ações permanentes na região de fronteira fortalecendo o combate ao tráfico de drogas, principalmente. Com a aquisição dessa nova aeronave teremos um suporte maior no policiamento fronteiriço, com respostas mais rápidas e intensivas”, assegurou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho.

A aquisição da aeronave é um dos projetos de Mato Grosso aprovados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, para inclusão no Programa Nacional de Segurança e Cidadania (Pronasci), que prevê investimentos em ações de combate a prevenção à criminalidade em diversas regiões do País.

Apreensões

De janeiro até o último dia 20 de maio deste ano, o Grupo Especial de Fronteira apreendeu 67.980 quilos de entorpecentes; 1.968 munições e 5 armas. Nos primeiros quatro meses deste ano foram apreendidos quase 200 mil em moedas nacional e estrangeira. Outros crimes registrados são: porte ilegal de armas, contrabando, estelionato, extorsão, acidentes de trânsito, entre

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet